Pirapora, sexta-feira, 08 de maio de 2026
(38) 3740-6100 /
Atendimento: Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30
Idioma
Notícias por Categoria
Publicado por: Tiago Rodrigues
Conforme esperado, Minas Gerais vem recebendo volumes significativos de chuva neste início de janeiro, devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS. A ocorrência deste evento ao longo dos dias que seguiram ocasionou elevados volumes de chuva na maior parte da faixa central do estado.
Em Três Marias, as vazões que chegam superaram 2.000 m³/s na sexta-feira, 06, com tendência de permanecerem elevadas ao longo dessa semana. Com isso, a represa começou a ganhar nível de forma mais rápida, atingindo 70% de sua capacidade normal de armazenamento.
Dessa forma, considerando o cenário de continuidade de elevação das vazões afluentes, superiores a 3.000 m³/s, associado a um volume útil já superior a 70% nesta segunda-feira, 09, a CEMIG informou que será necessária nova ampliação controlada das vazões defluentes da UHE Três Marias nos próximos dias, sendo:
A Defesa Civil de Pirapora, com a finalidade de evitar transtornos, pede que os ribeirinhos, moradores das ilhas, pescadores e população em geral fiquem atentos com a cheia do Rio São Francisco, neste momento de chuvas intensas.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30
Versão do sistema: 2.0.0 - 08/05/2026
Portal atualizado em: 07/05/2026 19:26:10