Notícias

O engajamento popular é a base da cidade

O engajamento popular é a base da cidade

O engajamento popular é a base da cidade

06 de Fevereiro de 2019 Hebert Vinícius/Ascom

Fundamental no planejamento urbano e estrutural das cidades, o Plano Diretor (regulamentado por meio do Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001) atua como determinante nas principais diretrizes de crescimento e desenvolvimento de um munícipio. Mesmo assim, para que as projeções deste documento sejam implementadas, é primordial o engajamento da população, além da atuação da administração municipal.

Um exemplo é limpeza urbana. Sua manutenção está prevista a partir do artigo quinto do Código de Postura do Município (Lei Municipal 1.475/97) prevê detalhadamente a obrigação da Prefeitura Municipal de zelar pela higiene pública e também a conscientização e a colaboração de todos os moradores. O código de posturas é uma das leis contempladas pelo Plano Diretor de Pirapora, que está em revisão.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Pirapora, segue um cronograma de limpeza diário, que garante melhorias em todo o perímetro urbano.  Os serviços são realizados por servidores e também beneficiários do Programa Frente de trabalho.

De acordo com o secretário Ildemar Cordeiro, mesmo com todas ações, parte da população não tem colaborado com a responsabilidade de manter a cidade limpa: “Temos dificuldades diversas, que atrapalham o bom andamento do trabalho. São lotes abandonados, com muito mato e lixo, animais soltos em vias públicas e até mesmo descaso de alguns moradores, com a própria residência.”

Para o secretário, a população só tem a ganhar com a revisão do Plano Diretor em Pirapora, principalmente quanto à conscientização e entendimento de todos na importância de manter a cidade limpa. “Com o nosso novo Plano Diretor, teremos mais condições de orientarmos e fiscalizarmos nossos atos e suas consequências, enquanto cidadãos, em prol de uma cidade cada vez melhor”, destacou Ildemar Cordeiro.

 

Acompanhe semanalmente as matérias que divulgam os detalhes da Revisão do Plano diretor e os setores envolvidos.




Destaque

Revisão do Plano Diretor inicia processo de cooperações técnicas, junto às entidades parceiras

27 de Janeiro de 2020

Avançando suas etapas finais, o processo de Revisão do Plano Diretor de Pirapora iniciou, nas últimas...

Aprovados pelo Grupo Gestor, relatórios do Plano Diretor são finalizados

08 de Novembro de 2019

Finalizados os trabalhos das Câmaras Comunitárias, os quais já estão disponíveis para acesso e consulta...

Áudio da segunda Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor já está disponível

01 de Outubro de 2019

A equipe de trabalho de Revisão do Plano Diretor torna público o áudio da segunda audiência que aconteceu...