Notícias

Novo zoneamento da cidade é um dos destaques da revisão do Plano Diretor de Pirapora

Revisão do Plano Diretor propõe zoneamento atualizado e com novas diretrizes.

Revisão do Plano Diretor propõe zoneamento atualizado e com novas diretrizes.

27 de Maio de 2020 Hebert Vinicius/ASCOM.

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Pirapora, além de atualizar e apontar aspectos fundamentais para o melhor direcionamento da gestão pública da cidade nos próximos anos, traz consigo a particularidade administrativa inovadora de ter todo o seu processo conduzido por servidores municipais.

Desde os primeiros levantamentos até o momento (etapa final), todo o conteúdo do documento gerado foi elaborado em conjunto com a comunidade, através de audiências públicas, pesquisas, câmaras comunitárias e demais mecanismos que possibilitaram a interação da população e a contribuição dos diversos segmentos da sociedade.

Em meio aos destaques dessa revisão do PDM de Pirapora, está a nova proposta de Zoneamento da cidade que será apresentada para a população na próxima Audiência Pública. Camila Chung, arquiteta e urbanista efetiva da Prefeitura, que colaborou com a equipe técnica responsável em desenvolver este trabalho, que para ela foi baseado nas projeções futuras, conforme os estudos feitos.

“O antigo zoneamento era confuso e por isso refizemos totalmente. Agora, as zonas foram redefinidas de acordo com o existente e com diretrizes para o futuro. Percebi que temos ótimas metas e será importante para a administração ver a opinião técnica de cada área para melhorar os serviços e a cidade”. Relatou Camila Chung, que elogiou também o envolvimento de profissionais de diversas áreas na Comissão responsável pela revisão.

Para a arquiteta e urbanista, atualmente Pirapora está em evolução. Os projetos de parques, praças, melhorias nas vias e na infraestrutura vão promover melhorias para população nos próximos anos. “Outro ponto importante foi a revisão da Lei de Uso e Ocupação do solo de Pirapora, além de prever mudanças no código de obras. Isso afeta diretamente no dia a dia da população que precisa saber, de padrões a serem respeitados, como por exemplo, das calçadas como devem ser construídas, para oferecer maior conforto ao caminhar e maior acessibilidade para todos. O plano diretor nos mostra o que pretendemos ser. Algumas mudanças demandam tempo e investimento, mas é no Plano Diretor que os caminhos são definidos”. Ponderou a servidora.

Em processo final da elaboração do texto legal, com a colaboração de toda a comunidade, a apresentação da nova proposta de Zoneamento será uma das pautas para apreciação da população na próxima Audiência Pública.

Com a suspensão temporária das atividades de Revisão do Plano Diretor (conforme Comunicado Oficial do dia 17 de março de 2020) por causa da pandemia do Coronavírus, a realização das novas reuniões e audiências ainda não têm datas previstas.




Destaque

Atividades de Revisão suspensas: COVID-19

20 de Março de 2020

A Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor comunica que as atividades relacionadas a Revisão...

Revisão do Plano Diretor inicia processo de cooperações técnicas, junto às entidades parceiras

27 de Janeiro de 2020

Avançando suas etapas finais, o processo de Revisão do Plano Diretor de Pirapora iniciou, nas últimas...

Aprovados pelo Grupo Gestor, relatórios do Plano Diretor são finalizados

08 de Novembro de 2019

Finalizados os trabalhos das Câmaras Comunitárias, os quais já estão disponíveis para acesso e consulta...