Novo zoneamento da cidade é um dos destaques da revisão do Plano Diretor de Pirapora

Publicado em: 27 de maio de 2020

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Pirapora, além de atualizar e apontar aspectos fundamentais para o melhor direcionamento da gestão pública da cidade nos próximos anos, traz consigo a particularidade administrativa inovadora de ter todo o seu processo conduzido por servidores municipais.

Desde os primeiros levantamentos até o momento (etapa final), todo o conteúdo do documento gerado foi elaborado em conjunto com a comunidade, através de audiências públicas, pesquisas, câmaras comunitárias e demais mecanismos que possibilitaram a interação da população e a contribuição dos diversos segmentos da sociedade.

Em meio aos destaques dessa revisão do PDM de Pirapora, está a nova proposta de Zoneamento da cidade que será apresentada para a população na próxima Audiência Pública. Camila Chung, arquiteta e urbanista efetiva da Prefeitura, que colaborou com a equipe técnica responsável em desenvolver este trabalho, que para ela foi baseado nas projeções futuras, conforme os estudos feitos.

“O antigo zoneamento era confuso e por isso refizemos totalmente. Agora, as zonas foram redefinidas de acordo com o existente e com diretrizes para o futuro. Percebi que temos ótimas metas e será importante para a administração ver a opinião técnica de cada área para melhorar os serviços e a cidade”. Relatou Camila Chung, que elogiou também o envolvimento de profissionais de diversas áreas na Comissão responsável pela revisão.

Para a arquiteta e urbanista, atualmente Pirapora está em evolução. Os projetos de parques, praças, melhorias nas vias e na infraestrutura vão promover melhorias para população nos próximos anos. “Outro ponto importante foi a revisão da Lei de Uso e Ocupação do solo de Pirapora, além de prever mudanças no código de obras. Isso afeta diretamente no dia a dia da população que precisa saber, de padrões a serem respeitados, como por exemplo, das calçadas como devem ser construídas, para oferecer maior conforto ao caminhar e maior acessibilidade para todos. O plano diretor nos mostra o que pretendemos ser. Algumas mudanças demandam tempo e investimento, mas é no Plano Diretor que os caminhos são definidos”. Ponderou a servidora.

Em processo final da elaboração do texto legal, com a colaboração de toda a comunidade, a apresentação da nova proposta de Zoneamento será uma das pautas para apreciação da população na próxima Audiência Pública.

Com a suspensão temporária das atividades de Revisão do Plano Diretor (conforme Comunicado Oficial do dia 17 de março de 2020) por causa da pandemia do Coronavírus, a realização das novas reuniões e audiências ainda não têm datas previstas.