Mobilidade urbana em pauta no Plano Diretor

Publicado em: 3 de agosto de 2019

Uma das premissas básicas do Plano Diretor Municipal, a mobilidade urbana é um instrumento da política de desenvolvimento, prevista nos artigos 21 e 182 da Constituição Federal, que tem por finalidade a integração, entre os diversos tipos de transporte e a melhoria da acessibilidade e locomoção de pessoas e cargas, dentro do território do município.

Conforme prevê o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257), no artigo nº 40, que trata o Plano Diretor como referência para o desenvolvimento e a expansão urbana, as principais ações e obras da Prefeitura de Pirapora, na gestão da prefeita Marcella Fonseca, sobretudo, as questões de infraestrutura, vêm tendo um acompanhamento minucioso, da Comissão Técnica responsável pela revisão do Plano Diretor.

Dentro deste contexto, na última quarta-feira (31/07), representantes da comissão visitaram as obras da avenida Benjamim Constant, acompanhados do secretário de Infraestrutura, José Márcio e do diretor do Saae de Pirapora, Esmeraldo Pereira. Viabilizada por meio do recurso conquistado pelo deputado estadual Zé Reis (PSD-MG), a obra considerada uma das maiores de toda a história de Pirapora, em termos de mobilidade urbana e expansão na distribuição de água e na coleta de esgoto, nesta semana entrou em uma fase importante, para a sua a conclusão, com os procedimentos iniciais para pavimentação asfáltica do trecho 2.

Conjunto de ações que geram impacto e soluções

Segundo a presidente da Comissão Técnica, Paola Ramos, a finalidade da visita foi conhecer os impactos da construção da Benjamim Constant na mobilidade urbana piraporense. Dentre os esclarecimentos abordados no encontro, o secretário José Márcio salientou sobre o ligamento de pontos importantes da cidade e o ganho de um grande eixo viário, que esta nova via oferecerá. “A avenida está sendo construída atendendo todos os requisitos da modernidade urbana, ao contemplar também a drenagem fluvial e solucionar problemas de esgotamento sanitário, que há anos se agravava em Pirapora. Associado a tudo isso, esta obra ainda contribuirá na valorização patrimonial dos bairros que estão sendo entroncados. Não há dúvida de que todos esses esforços se tornam um marco, na forma de se ampliar e aprimorar o trânsito e a infraestrutura do município”. Explicou o secretário de Infraestrutura.

Parceiro da Prefeitura na edificação da avenida Benjamim Constant, o SAAE tem desempenhado ações pioneiras, conforme frisou Esmeraldo Pereira, diretor da autarquia. “O trabalho que a nossa equipe está desenvolvendo para a distribuição de água, drenagem e rede de esgoto é algo inédito na história de Pirapora. Serão inúmeros benefícios, para os moradores dos bairros Bom Jesus, Santo Antônio e do Centro. Resolveremos a necessidade da rede de esgoto de um trecho do Bom Jesus e vamos canalizar o esgotamento das imediações do Santo Antônio e de parte do Centro, para a nova avenida, reduzindo substancialmente o risco de impacto ambiental em nos nossos córregos e rios. Estão sendo investidos R$ 300 mil reais de recursos próprios, para agregar todas essas ações nesta grandiosa obra”. Revelou o Esmeraldo Pereira.

Acompanhando de perto, cada etapa avançada na construção da avenida, a prefeita Marcella Fonseca, nesta semana, esteve presente na área do novo logradouro. Na ocasião, a chefe do executivo se inteirou, junto aos profissionais envolvidos, sobre o andamento do cronograma do projeto. “A Benjamim Constant representará, além da evolução na mobilidade urbana de nossa cidade, uma conquista histórica para a infraestrutura municipal, por tudo o que está sendo mobilizado e investido. Quando nos dispusemos a priorizar a revisão do nosso Plano Diretor, entendemos que ele nos forneceria as diretrizes básicas e atualizadas, para o nosso compromisso com a responsabilidade administrativa. A conclusão dessa obra, consolidará uma das referências do documento, atendendo de forma democrática uma real necessidade da população, que se arrastava há décadas”. Concluiu a prefeita.