Notícias

Gestores das prefeituras participaram de oficina de capacitação sobre o processo de elaboração de planos diretores municipais

Gestores das prefeituras participaram de oficina de capacitação sobre o processo de elaboração de planos diretores municipais

Gestores das prefeituras participaram de oficina de capacitação sobre o processo de elaboração de planos diretores municipais

26 de Julho de 2018 Secretaria das Cidades

A Secretaria de Cidades e de Integração Regional (SECIR) iniciou capacitação Técnica do PlanCidades, programa que fornece apoio aos municípios na elaboração e/ou revisão de seus Planos Diretores Participativos. Durante os meses de maio e junho, cerca de 40 prefeituras mineiras participam da primeira fase das capacitações, que vai abordar cinco das dez rodadas que compõe o Programa.

No primeiro momento, os técnicos municipais foram orientados sobre a real importância do Plano Diretor para o planejamento da cidade, passando pelo levantamento e análise de sua história, sua inserção regional, e pela análise de dados estatísticos e cenários urbanos, necessária para avaliar suas condições de desenvolvimento.

De acordo com o superintendente de Planejamento Urbano e Regional da Secir, Wesley Cantelmo, a metodologia de construção do Plano Diretor, idealizada pela secretaria de Cidades, teve o objetivo de viabilizar economicamente o planejamento municipal sem perder a qualidade técnica e incluindo a participação da sociedade.

“Compreendendo a realidade financeira da maioria dos municípios mineiros desenvolvemos um processo de elaboração do Plano Diretor, no qual o próprio corpo técnico da prefeitura terá capacidade para conduzir o processo, com envolvimento da sociedade civil” explicou.

Capacitação:

A capacitação foi voltada aos municípios com menos de 80 mil habitantes e não pertencentes a Regiões Metropolitanas, que foram selecionados segundo critérios estabelecidos pela SECIR. Tais critérios foram norteados pela urgência que alguns municípios têm de revisão de seus respectivos planos diretores; pela população e capacidade máxima de atendimento por turma.

“O Plancidades é um programa muito importante para os municípios, pois estabelece uma padronização na elaboração e revisão do plano diretor, uma vez que utiliza uma mesma metodologia, contribuindo para a troca de ideias e intercâmbio de informações entre os técnicos das diversas prefeituras” destacou a arquiteta urbanista da prefeitura de Patos de Minas, Ana Paula Morais.

 

FONTE: Cidades

Mais informações pelo link: http://www.cidades.mg.gov.br/index.php/component/gmg/page/457-plancidades-inicia-rodada-de-capacitacoes




Destaque

Nova Audiência Pública do Plano Diretor com data definida

05 de Setembro de 2019

No próximo dia 19 de setembro, no Centro de Convenções de Pirapora, a partir das 19 horas, será realizada...

Mobilidade urbana em pauta no Plano Diretor

02 de Agosto de 2019

Uma das premissas básicas do Plano Diretor Municipal, a mobilidade urbana é um instrumento da política...

Grupo Gestor acompanha atividades de Revisão do Plano Diretor

19 de Julho de 2019

O processo de revisão do Plano Diretor de Pirapora segue avançando etapas importantes. O trabalho das...