Notícias

Grupo Gestor acompanha atividades de Revisão do Plano Diretor

Apresentação das atividades para o Grupo Gestor

Apresentação das atividades para o Grupo Gestor

19 de Julho de 2019 Hebert Vinicius

O processo de revisão do Plano Diretor de Pirapora segue avançando etapas importantes. O trabalho das Câmaras Comunitárias, compostas na 1ª Audiência Pública em 2018, está em fase final e tem sido acompanhado pelo Grupo Gestor, formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

Neste sentido, na terça-feira (16/07) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Pirapora, entre os servidores da Comissão de Técnica de Revisão e o Grupo Gestor para apresentação das atividades já concluídas e os relatórios finais, de quatro das oito câmaras do Plano Diretor.

Na abertura das pautas, apresidente da comissão,Paola Ramos, apresentou uma linha do tempo, demonstrando o que já foi realizado e as atividades planejadas para este ano, esclarecendo que a comissão possui um cronograma de atividades que pode ser alterado, mediante as demandas da comunidade, uma vez que a proposta de elaboração do Plano deve ser participativa e democrática.

Diagnósticos e tendências

Aservidora Priscila Miranda, apresentou os resultados das aplicações dos questionários que coletaram informações sobre a percepção da população em relação a cartografia e o zoneamento. Em sua explanação, Priscila alertou que a maior insatisfação registrada foi quanto a carência de asfaltamento em alguns bairros.

Os resultados da Câmara Comunitária de Serviços Públicos foram expostos por Juliana Veloso, efetiva na função de enfermeira. Em seus apontamentos, foi destacado a satisfação dos pesquisados com a distribuição espacial de escolas e creches e quanto aos serviços prestados. Entretanto, a pesquisa sinalizou sobre a necessidade de reformas nas unidades de saúde e creches.

As Câmaras de Desenvolvimento Econômico e Social e a de Revitalização da Área Urbana, Orla Fluvial e Turismo, que foram aglutinadas por decisão dos voluntários participantes, também tiveram seus resultados apresentados. O servidor Vinicius Barreto relatou que a população reconhece que tem que se envolver mais nas ações de desenvolvimento do turismo local. Vinícius ressaltou acontribuição, para estas câmaras, da Compuway, na pessoa de Hélio Júnior e de Adélio Brasil.

Por fim, Érica Freitas, agente administrativo da prefeitura, que esteve à frente dos trabalhos da Câmara Comunitária de Mobilidade Urbana Rural, em seu relatório identificou que a população se desloca prioritariamente de carro e moto, evitando o uso do transporte coletivo e da bicicleta.

No caminho certo

Após as apresentações, os membros do Grupo Gestor demonstraram satisfação com o andamento dos trabalhos das Câmaras Comunitárias. Sinvaldo Pereira, representante do poder público, salientou a qualidade técnica do trabalho que está sendo desenvolvido. Na mesma linha, o Dr. Maurício Tadeu Machado Vargas, que representa a OAB, acrescentou que as ações estão sendo transparentes.Daniel Mendes, emissário do segmento acadêmico, que também participou da aplicação dos questionários, atestou a seriedade aplicada em todo o processo.




Destaque

Revisão do Plano Diretor inicia processo de cooperações técnicas, junto às entidades parceiras

27 de Janeiro de 2020

Avançando suas etapas finais, o processo de Revisão do Plano Diretor de Pirapora iniciou, nas últimas...

Aprovados pelo Grupo Gestor, relatórios do Plano Diretor são finalizados

08 de Novembro de 2019

Finalizados os trabalhos das Câmaras Comunitárias, os quais já estão disponíveis para acesso e consulta...

Áudio da segunda Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor já está disponível

01 de Outubro de 2019

A equipe de trabalho de Revisão do Plano Diretor torna público o áudio da segunda audiência que aconteceu...