O processo de revisão do Plano Diretor de Pirapora segue avançando etapas importantes. O trabalho das Câmaras Comunitárias, compostas na 1ª Audiência Pública em 2018, está em fase final e tem sido acompanhado pelo Grupo Gestor, formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.
Neste sentido, na terça-feira (16/07) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Pirapora, entre os servidores da Comissão de Técnica de Revisão e o Grupo Gestor para apresentação das atividades já concluídas e os relatórios finais, de quatro das oito câmaras do Plano Diretor.
Na abertura das pautas, apresidente da comissão,Paola Ramos, apresentou uma linha do tempo, demonstrando o que já foi realizado e as atividades planejadas para este ano, esclarecendo que a comissão possui um cronograma de atividades que pode ser alterado, mediante as demandas da comunidade, uma vez que a proposta de elaboração do Plano deve ser participativa e democrática.
Diagnósticos e tendências
Aservidora Priscila Miranda, apresentou os resultados das aplicações dos questionários que coletaram informações sobre a percepção da população em relação a cartografia e o zoneamento. Em sua explanação, Priscila alertou que a maior insatisfação registrada foi quanto a carência de asfaltamento em alguns bairros.
Os resultados da Câmara Comunitária de Serviços Públicos foram expostos por Juliana Veloso, efetiva na função de enfermeira. Em seus apontamentos, foi destacado a satisfação dos pesquisados com a distribuição espacial de escolas e creches e quanto aos serviços prestados. Entretanto, a pesquisa sinalizou sobre a necessidade de reformas nas unidades de saúde e creches.
As Câmaras de Desenvolvimento Econômico e Social e a de Revitalização da Área Urbana, Orla Fluvial e Turismo, que foram aglutinadas por decisão dos voluntários participantes, também tiveram seus resultados apresentados. O servidor Vinicius Barreto relatou que a população reconhece que tem que se envolver mais nas ações de desenvolvimento do turismo local. Vinícius ressaltou acontribuição, para estas câmaras, da Compuway, na pessoa de Hélio Júnior e de Adélio Brasil.
Por fim, Érica Freitas, agente administrativo da prefeitura, que esteve à frente dos trabalhos da Câmara Comunitária de Mobilidade Urbana Rural, em seu relatório identificou que a população se desloca prioritariamente de carro e moto, evitando o uso do transporte coletivo e da bicicleta.
No caminho certo
Após as apresentações, os membros do Grupo Gestor demonstraram satisfação com o andamento dos trabalhos das Câmaras Comunitárias. Sinvaldo Pereira, representante do poder público, salientou a qualidade técnica do trabalho que está sendo desenvolvido. Na mesma linha, o Dr. Maurício Tadeu Machado Vargas, que representa a OAB, acrescentou que as ações estão sendo transparentes.Daniel Mendes, emissário do segmento acadêmico, que também participou da aplicação dos questionários, atestou a seriedade aplicada em todo o processo.