Mais Lidas
Evento realizado para pacientes e acompanhantes 01/12/2021 19:03

SESAU REALIZA EVENTO PARA PACIENTES OSTOMIZADOS

Autor(a): Anna Carolina Palma Mendonça Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, realizou na ultima semana um evento voltado para os pacientes ostomizados.

O paciente Ostomizado é a pessoa que utiliza um estoma, um orifício alternativo para manutenção do funcionamento de um órgão, como o intestino ou bexiga, para a eliminação de fezes e urina, realizado através de um procedimento cirúrgico chamado Colostomia ou Urostomia. O objetivo da ação foi proporcionar um momento com orientações sobre melhoria na qualidade de vida para assistidos e acompanhantes.

O evento contou com a participação da enfermeira Katyene, que falou sobre a Ostomia, como uma oportunidade de se estar vivo, por isso deve ser visto como uma nova chance e não como um problema. Logo depois, foi orientado sobre a troca da bolsa e o cuidado com a pele. Também participou da ação a nutricionista Ludmyla Menezes, que orientou sobre o grupo dos alimentos e que os cuidados são individuais e o autocuidado deve sempre ser estimulando.

O secretário de Saúde, Rafael Lana, falou sobre a importância de valorizar o paciente ostomizados com ações que vão proporcionar melhoria na qualidade de vida e saúde.
“O nosso cuidado com esse grupo será permanente e vamos sempre providenciar ações e grupos que orientem e cuidem dos pacientes.” Comentou o secretário.

Banner