Mais Lidas
Covid-19: saiba a importância da notificação e o atendimento médico 03/12/2020 13:19

Covid-19: saiba a importância da notificação e o atendimento médico

Autor(a): Vinicius Barreto Foto: Divulgação

A notificação de pacientes para a covid-19 visa na busca de informações para a corrida de planejamento das ações de prevenção e controle do vírus. Os dados do último trimestre (setembro, outubro e novembro), por exemplo, traz 2.529 casos notificados, sendo 1.648 suspeitos e 883 casos confirmados em Pirapora.  

É importante identificar os casos suspeitos e os confirmados para que ações sejam realizadas com sucesso. Para isso o paciente ao perceber os sintomas deve procurar atendimento médico de imediato. Para os casos suspeitos com definição de Síndrome Gripal (SG), o quadro do paciente deve ser caracterizado por pelo menos dois sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Nessa situação, o paciente deve procurar a Unidade de Enfrentamento (UEC) para os atendimentos necessários.

Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

O paciente com SG pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando ocorre a piora do quadro clínico, com desconforto respiratório. Nesse caso, o mesmo deve ser atendido pela Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.

Fique atento!

Não deixe de procurar atendimento.

A UEC fica na rua Jose Eudes de Lorena, nº 97 - Nova Pirapora. O funcionamento da unidade é das 07h às 18h de segunda a sexta-feira.  Contato: 98829 9365

Banner