Mais Lidas
Junho Vermelho: doando e salvando vidas 29/06/2020 11:31

Junho Vermelho: doando e salvando vidas

Prefeitura de Pirapora oferece suporte e apoio para a captação de mais voluntários doadores de sangue

Autor(a): Vinicius Barreto Foto: Ascom

Um pequeno gesto, pode salvar vidas! Apenas um doador de sangue pode ajudar até quatro pacientes que tenha a necessidade de atendimento de emergência. Visando aumentar o número de doadores na cidade, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem se mobilizado para apoiar a Campanha Junho Vermelho, com a conscientização da importância na doação de sangue.

As pessoas que desejam participar da Campanha, por meio da ação voluntária de doar sangue, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, para mais informações e o agendamento do procedimento de forma segura. Conforme um cronograma pré-estabelecido, as caravanas com destino à Fundação Hemominas em Montes Claros, são realizadas uma vez por mês, com no máximo 20 voluntários. Por causa da pandemia do Coronavírus, novas orientações e recomendações foram implantadas.

Com todo o suporte e acompanhamento oferecido aos voluntários, a Secretaria de Saúde promove a sustentação da demanda de bolsas de sangue do município e toda a região. Após a coleta por parte da Hemominas, toda análise e preparação dos hemocomponentes é efetuada para, em seguida, todo o material ser direcionado para Pirapora 

De acordo com a técnica de enfermagem e voluntária na captação de pessoas Pirapora/Hemominas, Miriam de Castro Brito, “o projeto é feito em parceria com a Prefeitura de Pirapora, onde nos dá o suporte necessário para que possamos seguir com tranquilidade e segurança. Seguimos também as orientações do médico transfusional Dr. Vicente Oliveira”, revelou a técnica. 

Valorizando a Campanha Junho Vermelho, a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, enfatiza que “é importante que as pessoas se tornem voluntárias, é um gesto de amor, carinho e principalmente de dedicação e cuidado com o próximo”. 

Para a prefeita Marcella Fonseca, esta Campanha é pertinente pela causa que ela representa. “Eu apoio 100% essa ação de solidariedade. É uma campanha que precisa ser estendida para o ano todo. Quem puder participar e ser um voluntário, será sempre bem-vindo. É muito gratificante poder ajudar o outro, principalmente quando se trata de algo tão crucial para a saúde”. Destacou a prefeita. 

Pré-requisitos para doação

 

Quem puder doar precisa ter entre 16 e 69 anos. No dia da doação, não poderá ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar nas duas horas antes da doação. O voluntário deverá pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum.

A próxima caravana de Pirapora para a Fundação Hemominas em Montes Claros sairá no dia 14 de julho. Ainda há duas vagas em aberto.

Para mais informações, ligue: (38) 9 9217-9194 e fale com Miriam Castro.