Mais Lidas
Alerta de tempestade em diversas cidades de Minas Gerais 23/01/2020 14:05

Forte chuva pode atingir cidades do Norte de Minas

Autor(a): Divulgação Foto: Divulgação

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) fez uma alerta nesta quinta-feira, 23, sobre a possibilidade de uma tempestade severa em grande parte do Estado de Minas Gerais, para as próximas 24 horas. São temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

Segundo a previsão meteorológica a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, intensificada pela formação de um sistema de baixa pressão, deverá produzir volumes de chuva significativos, com acumulados entre 100 e 150mm, nas próximas 24 horas, não se descartando acumulados próximos aos 200mm.

Além de Belo Horizonte e Região Metropolitana, outras cidades poderão ser atingidas. No Norte de Minas a previsão é de que essa forte chuva passe por Pirapora, Januária, Montes Claros e Bocaiúva.

Orientações da Defesa Civil neste período chuvoso:

1) Devem elevar materiais, como cama, colchão, geladeira, para ficar numa altura maior para não perder esses bens que as pessoas levaram anos pra conquistar.

2) Qualquer sinal de movimentação de solo, aumento de água, trinca em paredes essas pessoas devem abandonar suas casas imediatamente. E, após o nível dessas águas baixarem, chamar a Defesa Civil para fazer uma vistoria para ver se é seguro retornar à casa ou não.

3) Não se aventurar em atravessar áreas inundadas, nem caminhando e nem de carro.

4) Não consumir nenhum tipo de alimento que teve contato com essas águas, que são contaminadas. E, se tiver contato, procurar a rede de saúde para receber medicamentos e evitar contaminação, porque a pessoa pode depois adoecer, e a situação vai só piorando.