Mais Lidas
Profissionais da Saúde estiveram presentes 10/01/2020 12:48

Seminário sobre violências obstétricas é sucesso em Pirapora

Autor(a): Vinicius Barreto Foto: Ascom

A Prefeitura de Pirapora por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou na manhã desta sexta-feira (10/01), o I Seminário Intersetorial de Combate às Violências Obstétricas.

O evento teve a participação dos profissionais da área da Saúde com pontos de atenção da rede que atendam as gestantes, parturientes e puérperas, sendo das Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Saúde da Mulher, Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, Gerência Regional de Saúde (GRS), entre outros.

A mesa de honra teve a participação da secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza; do presidente da Fundação Hospitalar, Luis Gustavo Massa; da Alessandra Chagas Chaves, representante da GRS e da conselheira municipal de saúde, Ariadna de Almeida.

As palestras foram proferidas pelas enfermeiras Bruna Rodrigues de Jesus com o tema: “violências obstétricas: contexto histórico e marcos introdutórios sobre o tema”; pela Mariana Alves Machado Ribeiro com o tema: “estudo da produção científica acerca da violência obstétrica no Brasil e suas interfaces sob as perspectivas de gênero e poder”; pela Ana Paula Barreto com o tema: “apresentação do novo fluxo de atenção às gestantes com ênfase na humanização e na qualidade”; e com o médico, especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Diego Oliveira Teles com uma roda de conversa sobre o tema a respeito dos desafios da efetivação da política de combate às violências obstétricas a nível local.

O debate teve a participação do público presente com sugestões da continuidade em discutir um tema importante para toda sociedade. Também em uma construção de metodologias e resultados satisfatórios para todos os envolvidos.

A secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza salientou sobre a importância desse seminário para todos os profissionais da saúde. “Nesse mês de janeiro promovemos várias ações com esse tema. Esse debate foi riquíssimo para compreender todo o assunto e discutir melhorias para nossa sociedade. Agradeço a prefeita Marcella por essa oportunidade e de apoiar os projetos para a saúde de Pirapora”, comentou Cândida.