Mais Lidas
Pirapora inicia atendimento de Oncologia Clínica 05/12/2019 17:18

Pirapora inicia atendimento de Oncologia Clínica

Novo serviço vai facilitar vida dos pacientes que viajam em busca de tratamento

Autor(a): Kelly Cristina Foto: Orimar Santos

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Sesau inicia o atendimento a pacientes de oncologia clínica (a especialidade da medicina que estuda os tumores). As consultas iniciaram ontem (04/12), no Centro de Saúde da Mulher.

A Secretaria de Saúde vem articulando desde o primeiro semestre para definir como poderia trazer parte do tratamento para Pirapora, já que todo atendimento era feito em Montes Claros.

A parceria entre o Município de Pirapora e a Santa Casa de Montes Claros visa oferecer o serviço de atendimento (consultas e retornos) para toda a população de Pirapora que é atendida na Santa Casa, “o que vai aliviar o fluxo de todas as partes – pacientes e profissionais, evitando os desgastes de viagens, comentou a secretária de Saúde, Maria Cândida

A médica oncologista, Dra. Sabrina Araújo Gomes Cabral informou que o atendimento em Pirapora será realizado da seguinte forma: “aqui serão feitas as primeiras consultas, retorno e acompanhamento do tratamento do câncer”, disse ela.

“Nós vimos a dificuldade das pessoas que vão para Montes Claros para se tratar, elas viajam muito, inclusive correndo risco de vida, foi assim que iniciamos o tratamento da hemodiálise. Entregamos um carro para a Secretaria de Saúde para esses pacientes. O Brasil é um dos países que menos investe em saúde. A questão desse financiamento para a saúde é um problema sério. Na questão do tratamento do câncer, trouxemos estudantes da Unimontes para pesquisar porque Pirapora tem tantos casos, e descobrimos que o problema é mundial. Já que não podemos ter o tratamento do câncer completo em Pirapora, fizemos um acordo com a Santa Casa de Montes Claros para trazer um médico para a cidade para realizar essas consultas. O que nós queremos é agilizar o atendimento. Esse é um trabalho que tende a evoluir, mesmo com todas as dificuldades que temos”, explicou o secretário de Governo, Sinvaldo Alves.

“Sei que vocês enfrentam uma batalha e esperamos que vocês possam superar essas dificuldades. Qualquer dificuldade que vocês tenham, podem procurar a Policlínica, eu estarei lá, ou podem procurar a Sirlei, que estamos à disposição”, garantiu a coordenadora do setor oncológico da Prefeitura, Shirley Ferreira.

A paciente Carminha, que estava aguardando a consulta, falou que no ano passado fez os exames em Montes Claros. Ela perguntou se seriam feitos aqui a ressonância, o raios-x e a tomografia.

A secretária de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiúza informou que esses serviços são pactuados com Montes Claros, “esses exames continuam sendo feitos em Montes Claros”. E esclareceu: “para montar um serviço completo do tratamento aqui com radioterapia e quimioterapia, Pirapora teria que ter uns 500 mil habitantes, mas nós vamos continuar trabalhando para o serviço de oncologia se fixar aqui”, concluiu desejando saúde e confiança.

O assessor técnico da Santa Casa, Laerte Matheus, lembrou que o câncer é o “mal do século. E, sendo a doença do século, é grande a importância em todos se articularem para garantir a extensão desse serviço, que é o médico oncologista atender (por meio da consulta), rastrear a doença e encaminhar para o tratamento”.