Força e proteção: o papel da GCM no enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 28 de março de 2025
Publicado por: Kelly Cristina

Em comemoração aos 33 anos da Guarda Civil Municipal, foram programadas diversas ações. Neste dia 27 de março, foi realizada a palestra: “Força e Proteção: o papel da GCM no enfrentamento à violência contra a mulher”, uma parceria com Centro de Referência da Mulher, 55° BPM e Secretaria da Família e Políticas Sociais, no Centro de Convenções de Pirapora.

A secretária da Família e Políticas Sociais, Bilu Diniz, parabenizou a Guarda Civil Municipal pelo compromisso com a sociedade. “Reconhecemos e enaltecemos este trabalho; a segurança e a proteção da mulher não é uma luta de um grupo, mas um compromisso de toda a sociedade”, elucidou.

Representando a Polícia Militar, a Cabo Priscilla Severo apresentou a palestra: Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Ela falou sobre o atendimento da Patrulha aos casais que já apresentaram casos de violência em casa. Destacou a Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher e os ciclos da violência doméstica. Agradeceu os parceiros como: Conselho Tutelar, Centro de Referência da Mulher, Ministério Público, SEFAM, Guarda Municipal e o Instituto Amar. “Para emergência ligue 190, e para denúncia ligue: 180 ou 181”, concluiu.

A coordenadora do CREMP, Kênia Barros parabenizou o comandante da Guarda Civil Municipal Jefferson Moura e sua equipe. “Agradeço o apoio da justiça, da GCM e da Polícia Militar. Em primeiro lugar, temos que garantir os direitos das pessoas e a segurança das mulheres, evitar que elas não sejam mortas. Além disso, cada caso é um caso, temos que cuidar da família como um todo; são filhos, idosos, são serviços diferentes, e o Centro de Referência da Mulher conta com profissionais capacitados para este trabalho, como: assistente social, psicóloga, advogada e o setor administrativo”. Ela citou que tem parceria com todas as secretarias da Prefeitura de Pirapora, e que em breve será inaugurada a Delegacia da Mulher.

A assistente social Jacyrana Siqueira ressaltou que, “a parceria com a GCM tem sido incrível”. Ela destacou a importância e o cuidado que os pais precisam ter no comportamento em casa, “os filhos veem e reproduzem esse comportamento”.

O vice-prefeito Maurissim esteve representando o prefeito de Pirapora. Representou a Câmara Municipal de Pirapora, a vereadora Preta. A vereadora Shirley contribuiu com o debate, e lembrou que apresentou uma lei que impede o agressor de mulher, de assumir um cargo em concurso público.