LETRAMENTO SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), realizou no sábado, (22/03), o evento Letramento LGBTI+.
Em preparação ao 1° Conferência LGBTI+ o encontro teve como objetivo promover o letramento sobre diversidade e inclusão, contribuindo para o atendimento qualificado e acolhedor a população.
A palestra foi realizada pelo coordenador de Comunicacão da Aliança Nacional LGBTI+ e assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, Gregory Rodrigues. Ele falou sobre a história da populacão LGBTI+, legislação, identidade e expressão de gênero.
A secretária da SEFAM, Bilu Diniz falou sobre a necessidade de momentos que qualifiquem o servidor público para atender toda população.
“Vivemos um tempo em que a inclusão precisa ser mais que um discurso e sim uma pratica diária, postura ética e um compromisso coletivo. Essa palestra é mais que um momento de aprendizado e sim um espaço de troca de reflexão e fortalecimento das nossas responsabilidades como servidores públicos” comentou Bilu.
Também esteve no evento o vice – prefeito João Maurício, que falou sobre as conquistas legais que a população vem alcançando. A vereadora, Adriana Meneses, representou a Câmara Municipal e comentou sobre os avanços que Pirapora tem conquistado nesse tema e ressaltou a importância de oferecer mais oportunidades para a comunidade LGBTI+.
O Prefeito de Pirapora, Alex Cesar esteve no letramento e destacou que o governo municipal é direcionado para todos.
“Somos um governo para todos e precisamos fazer políticas para qualquer um, porque democracia se faz para todos, todas e todes. Precisamos ensinar e abraçar a causa LGBTI+ a população é repleta de diversidade e nós temos que discutir todos os assuntos pertinentes, porque a democracia é isso” finalizou o prefeito.
O evento foi encerrado com um momento para esclarecimento de dúvidas da plateia. Participaram do letramento a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, o presidente da Fundação Hospitalar Dr. Moises Magalhães Freire, Paulo Rogério da Silveira, representantes da Polícia Cívil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, servidores municipais da Educação, Saúde, Comunicação, Esporte, SEDEARE e Políticas Sociais.