1° Seminário de enfrentamento a violência é realizado em Pirapora
A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) por meio do Centro de Referência da Mulher realizou o 1° Seminário de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres e Meninas Negras.
A violência contra mulheres e meninas negras no Brasil é um problema estrutural, profundamente enraizado no racismo, no machismo e nas desigualdades sociais que persistem há séculos. Mulheres negras enfrentam múltiplas opressões simultaneamente: são afetadas tanto pela misoginia quanto pelo racismo.
O seminário foi proposto para discutir esse sistema e propor reflexão sobre a necessidade de combater a violência. A coordenadora do CREMP, Kênia Barros, representando a secretária da SEFAM, Bilu Diniz, fez a abertura do evento e falou sobre a programação da noite. O secretário de Governo, Paulo Rogério, participou, representando o prefeito Alex Cesar ele falou sobre a necessidade de momentos em que cada um possa contribuir para mudar essa realidade.
“O seminário também inicia os 21 dias de ativismo e essas ações mostram o compromisso da gestão com as mulheres. Combater a violência é reponsabilidade de todos e cada um de nós temos uma maneira de contribuir” comentou o secretário.
Uma exposição de arte foi realizada no evento com pinturas da artista, Elaine Gardel, que no final do seminário recitou um poema e artesanatos do Grupo Flores do Cerrado que presentou cada mulher com um prendedor de cabelo feito de fuxico. A noite contou com o brilho da apresentação dos alunos do Clube Literário Tamboril, acompanhados pelo músico Léo Café.
A noite foi encerrada com a palestra da advogada, Deijane Coelho, membro do Conselho Municipal de Promoção à igualdade Racial de Montes Claros, que falou sobre o impacto da violência na vida das mulheres e a importância de momentos que gerem debates e proponham soluções.
Participou do evento as promotoras de Justiça, Ana Flávia Amorim e Tatiane Aparecida de Almeida o vereador e presidente da Câmara, Maurisim, o vereador Tom da Mil Tom, os representantes da OAB, Lais Fernanda Farias e Juliano Pereira de Freitas, a representante do GRAAL, Arlete Silva Almeida e Fabiane Pinheiro da EMATER.