SESAU promove DIA D de vacinação contra a gripe

Publicado em: 15 de abril de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

No dia 13 de abril, aconteceu o dia D de vacinação contra a gripe em Pirapora, no horário de 8h às 16:30h, nas unidades de saúde.  A Campanha de Vacinação contra a Influenza iniciou no dia 25 de março e vai até o dia 31 de Maio para o grupo prioritário.

Na Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio e Antônio Senra, aproveitando a oportunidade do dia D de vacinação contra a influenza, foi criado um “Circuito dia D” focado nos hipertensos e diabéticos e na coleta de preventivos. E uma roda de conversas com psicólogos.

A execução da ação foi conduzida pelos residentes e toda equipe da unidade. “Na oportunidade contamos com a presença da Farmácia de Minas, que mediu a glicemia dos diabéticos. Teve ainda cartão informativos para os diabéticos e hipertensos, aferição de PA e foi ofertado lanches e muitas frutas durante todo evento. Além da participação da nutricionista e educadora física. E para agraciar mais esta ação, contamos com uma cama elástica para as crianças que vieram vacinar e estas, tiveram avaliação odontológica, com orientações e a presença marcante do querido Zé gotinha. Todos aproveitaram e compartilharam desse momento especial de forma ativa e alegre”, relatou a dentista Ana Neri.

Segundo a profissional foram vacinadas aproximadamente 107 pessoas nessa unidade, durante o dia D, e em torno de 140 pessoas participaram da ação na unidade de saúde do bairro Santo Antônio.

A Mobilizadora Social agradeceu a Ana Neri, “obrigada pela disposição e carinho por atuar como o Zé Gotinha, realmente foi uma campanha muito gostosa de trabalhar”, disse a Erinalda Pereira, da Atenção Primária à Saúde.

“A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, época do inverno. A campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, as crianças, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são do grupo prioritário é importante” explicou o secretário de saúde, Rafael Lana.