Programa de Formação para o Controle Social no SUS

Publicado em: 8 de abril de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

O curso Participa +: Formação para o Controle Social no SUS, realizado nos dias 4 e 5 de abril em Montes Claros, teve a participação de aproximadamente 40 conselheiros de diversas cidades do Norte de Minas, e contou com a presença dos conselheiros: Flávio Natalício, Arthur Nascimento, Edeilson Brito e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reginaldo Miranda, que representaram o município de Pirapora.

O objetivo é qualificar a atuação de conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.

Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Formação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, as oficinas do PARTICIPA+ abordaram temas como: conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, O SUS seus princípios, diretrizes e grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas.

O programa de formação é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde e Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS), e Conselhos Estaduais de Saúde-MG.). No Estado de Minas Gerais acontecerão 6 Oficinas de Formação para conselheiros e conselheiras de saúde e lideranças de movimentos sociais.