Polo do Pescado das Gerais: Um Passo Gigante para o Desenvolvimento Regional

Publicado em: 9 de outubro de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

Na última semana, o município de Pirapora, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda – SEDEARE, se tornou o epicentro das discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento econômico da nossa região. O motivo? A implantação do Polo do Pescado das Gerais, um marco de colaboração entre instituições, prefeituras locais e produtores de pescado.

O evento, que contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, não apenas celebrou a riqueza das águas do São Francisco, mas também marcou um compromisso firme com o futuro. Os olhos estavam voltados para a valorização da cultura ribeirinha e o fomento de uma economia que preserva nossas tradições.

O secretário da SEDEARE Hélio Junior, falou sobre a importância desse projeto para a região.
“Esta oficina de planejamento estratégico da Rota do Pescado do alto médio São Francisco é o início da construção de um projeto de extrema importância para todos, em especial aos produtores da região, uma vez que o grande objetivo é estruturação, aumento de produtividade e geração de valor da cadeia produtiva do pescado” comentou o secretário.

A vice-presidente ADESB, Neide Aparecida Santos foi a articuladora do evento que por meio desse projeto os produtores de pescado da região terão a oportunidade de desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e sustentável, gerando empregos, renda e promovendo a diversificação da economia local.

No encerramento diversos prefeitos participaram e o chefe do executivo de Pirapora, Alex Cesar falou sobre objetivo final do Polo de Pescado das Gerais.

“Temos que gerar renda e trabalho para o nosso povo, dispomos do produto que é o peixe e temos pensado como proporcionar o suporte para o produtor. Pirapora está de braços abertos para somar com os outros municípios e poder comercializar com o selo Federal.  Agradeço o esforço da ADESB e de todos os parceiros que batalharam para a implantação desse polo.