Comemoração e formatura do curso Saúde com Agente

Publicado em: 9 de outubro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia (4.10) a sessão solene de formatura do curso: Saúde com Agente do Município de Pirapora. O evento contou com a presença do prefeito Alex César, o secretário de saúde, Rafael Lana, o diretor de gestão e assistência a Saúde, Gilson Paulo, o secretário de Governo da Prefeitura e presidente da fundação hospitalar dr. Moisés Magalhães Freire, Paulo Rogério Silveira.

A enfermeira preceptora e paraninfa, Michelle Conceição de Paula Dias, afirmou que o Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“O olhar técnico dos ACS e ACE, juntamente com outras categorias profissionais de saúde é fundamental para determinar a melhor forma de intervenção na comunidade e na rede de saúde. Essa identificação influencia diretamente no plano de intervenção local, coordenado pelo enfermeiro da estratégia de saúde da família, assim como no plano de saúde municipal, criado pelos gestores de saúde – secretário e diretores municipais”, destacou a preceptora.

O programa foi criado para apoiar Estados e Municípios na formação técnica de ACS e ACE, cumprindo o compromisso do Governo Federal de aprimorar a formação de profissionais para o SUS, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

Os formandos tiveram como patronos para realização deste evento, os vereadores Éder Danilo, Antônio Marcelo, Anselmo Caires,  que providenciaram o espaço e a contribuição dos canudos,.a  vereadora  Alice Soares, Shirley da oncologia que representou a Câmara Municipal, além dos patronos: David Rodrigues, Aldair Moreira, Cristiane Lousada, Dr. Felipe Carvalho e Adriana Perico.

Também participaram o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora, Reginaldo Miranda, a coordenadora da Atenção Primária Aline Fagundes, o coordenador da Vigilância em Saúde, Mário Cristiano, além dos preceptores e tutores, Roberta Katiúscia Pimenta Batista, Juliiana Veloso Neves, Sabrina Rocha Martins de Oliveira, Pedro Paulo de Almeida e Ester Lisboa.

O secretário de Saúde de Pirapora Rafael Lana, parabenizou todos os técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias (ACE) da turma de 2022 a 2023, e falou da importância do trabalho exercido pelo profissional que está em contato direto em visita às residências.