SESAU apresenta o relatório do quadrimestre na Câmara Municipal

Publicado em: 5 de outubro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

O secretário de Saúde de Pirapora Rafael Lana junto com a sua equipe de trabalho, estiveram na Audiência Pública nesta quarta-feira (4), de 9h às 12h na Câmara Municipal, com o objetivo de dar transparência e prestar esclarecimentos à população a respeito do relatório detalhado do último quadrimestre.

Ele agradeceu a presença e parabenizou o trabalho dos profissionais da Secretaria de Saúde de Pirapora, CEAE, fundação hospitalar, a Comissão de saúde da Câmara e o Conselho Municipal de Saúde. Também apresentou os números aplicados no último quadrimestre, a execução orçamentária e financeira e os indicadores do SUS.

Todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde foram citados pelo secretário, como por exemplo, o ‘Programa Melhor em Casa’ que é referência na região. Ele falou sobre a descentralização do serviço psicológico da UAP-Central que passou para as unidades básicas de saúde, “o que contribuiu muito para desafogar o CAPS e aproximar o serviço da população”.

As ações voltadas à população sobre a conscientização da importância da vacinação foram intensificadas, registrando de maio a agosto, 20 ações, representando aproximadamente 54% a mais que no quadrimestre anterior.

Dentro do CTA, o aumento da oferta de procedimentos com finalidade diagnóstica foi expressivo, valorizando a necessidade de diagnósticos precoces, visando aumentar a possibilidade de tratamento e a consequente redução da mortalidade.

Alguns vereadores fizeram o uso da tribuna para parabenizar o trabalho dos profissionais de saúde de Pirapora, sendo que no dia 4 foi comemorado o ‘Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias’.

Em resposta a outras questões, Rafael informou que, “a assistência no controle e distribuição de fraldas e fórmulas nutricionais está sendo regulada por comissão própria e seus processos encontram-se em plena atividade.

“Nós conciliamos o processo licitatório para medicamentos e ainda contamos com parceria do COSEMS para análise e revisão de ordens judiciais”. E sobre o Tratamento Fora de Domicilio (TFD) explicou, “não havia o profissional de bordo antes da nossa gestão, a novidade é que as viagens serão fiscalizadas”. Também citou a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e os atendimentos necessários nas escolas e creches.

“Sobre o serviço de fonoaudiologia saltamos de 1374 para 1696 atendimentos. Na Saúde da Mulher foi registrado um aumento no número de atendimentos, sendo que 1100 no primeiro quadrimestre passando para 1200 procedimentos, entre consultas e pré-natal”, destacou.