Capacitação sobre a Profilaxia Pós Exposição – PEP ao HIV, IST e Hepatites Virais

Publicado em: 26 de junho de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

O Centro de Promoção à Saúde Cristiano Azevedo, por ser um serviço microrregional, esteve nos dias 21 e 22 de junho no hospital municipal Prefeito Francisco Gameleira no município de Buritizeiro, realizando uma capacitação naquele estabelecimento de saúde, por intermédio do farmacêutico Flávio Natalício Antônio de Souza que ministrou uma capacitação sobre a “Profilaxia Pós Exposição – PEP ao HIV, IST e Hepatites Virais”, logo em seguida, aconteceu a testagem rápidas pelos profissionais Andréia Regina Gonçalves e Jordan de Oliveira Miranda  para os servidores e colaboradores do hospital municipal Prefeito Francisco Gameleira.

“A Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP), consiste do uso do antirretroviral para reduzir o risco de adquirir uma infecção, quando submetido a uma situação de exposição de risco ao HIV. Foi inserida no Sistema Único no ano de 1999 e, naquele momento, eram atendidos somente profissionais de saúde exposto por uma situação de risco no local de trabalho, e hoje está disponível nos casos de Violência Sexual, Exposição Consentida e Acidente com Material Biológico. A PEP é uma medida biomédica inserida no conjunto de estratégias de prevenção combinada cujo principal objetivo é ampliar as ofertas de prevenção para atendimento das necessidades e possibilidades de cada pessoa”, destacou o farmacêutico.

“Em seu ambiente de trabalho, o servidor ou colaborador pode passar pela seguinte exposição ao HIV e Hepatites Virais por meio de contato com perfurantes e secreções contaminadas de sangue. Lembrando que a PEP ao HIV deve ser iniciadas o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 02 horas após a exposição, tendo como limite às 72 horas subsequentes à exposição”, destacou a coordenadora do CPS, a biomédica Fernanda Correia.