Sesau faz evento sobre a importância das atividades dos Agentes de Endemias

Publicado em: 18 de maio de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, no CEPS, o 1º Ciclo de Análises da Importância das Atividades dos Agente de Endemias.

A abertura aconteceu com a participação do prefeito de Pirapora, Alex César, o diretor de Vigilância em Saúde, Mário Cristiano, o secretário de Saúde, Rafael de Paula Lana, e também com a presença dos agentes de endemias e vários profissionais de saúde.

Na oportunidade, foram feitas as seguintes palestras: A Interação do Agente de Endemias na Atenção Básica, proferida por Aline Fagundes Rabelo (Coordenação da Atenção Primária a Saúde), e “A importância do Agentes de Endemias na Sala de Situação”, por  Sabrina Gitirana Leite (Coordenação de Imunização).

A coordenação de Vigilância Epidemiológica, Regina Coeli Nogueira da Silva realizou a palestra; “A importância do Agentes de Endemias nas ações da epidemiologia”, e a Referência Técnica da Saúde do Trabalhador, Gabriela de Oliveira Cavalcante falou sobre: “As políticas da Saúde do Trabalhador para o Agente de Endemias”.

Após o coffee break, o Médico Veterinário Dr. Samuel Pena Saturnino Diniz falou sobre Leishmaniose (Calazar), e a médica da unidade de saúde do bairro Santo Antônio, a Dra. Sâmia Machado de Melo explanou sobre Leishmaniose Visceral e Tegumentar.

No evento aconteceram algumas apresentações às 10h45min, a respeito das atividades realizada da turma 03, no (1º) quadrimestre pela supervisora de campo, Maria Aparecida de Souza Costa, além das atividades realizadas pela turma 02, pela supervisora de campo, Sonja Pereira Nunes e Edna Pereira de Oliveira, e a apresentação das atividades feitas pela turma 01, no primeiro quadrimestre, proferido  pela supervisora de campo, Samara Pereira. Além da apresentação das atividades feitas pela turma 5 no primeiro quadrimestre pela supervisora de campo, Áurea Renata dos Santos.

No encerramento, houve o resumo das atividades da Vigilância Ambiental do município de Pirapora, com a apresentação da Coordenação de Vigilância Ambiental, Luana Conceição Soares.