ACOLHIMENTO E DEFESA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em: 27 de abril de 2023
Publicado por: Larissa Rocha

Nesta quarta-feira (26/04), a Prefeitura de Pirapora realizou o 1º Simpósio “Crianças e Adolescentes em Absoluta Prioridade” com o tema: Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pela Secretaria de Família e Politicas Sociais (SEFAM) com participação de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos do município.

“Nós, profissionais técnicos e gestores entendemos como é difícil lidar com a triste realidade do abuso. Por isso, nos reunimos aqui para debater formas de diminuir o impacto da violência na vida das crianças e adolescente. Agradeço ao prefeito Alex Cesar pela sensibilidade às causas sociais em nosso município, a presença e o trabalho dos setores aqui representados e especialmente a equipe da SEFAM que se empenhou para acolher a todos neste evento”, reforçou a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle.

Estiveram presentes no simpósio: servidores técnicos dos equipamentos socioassistenciais da SEFAM; representantes da secretaria municipal de Saúde; Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE); Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Estadual de Segurança Pública; Centro Socioeducativo de Pirapora (CESEP); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP); técnicos da rede socioassistencial de Buritizeiro, Lassance e Jequitaí; profissionais da Fundação Hospitalar Moises Magalhaes Freire; Conselho Tutelar de Pirapora; profissionais das redes municipal e estadual de ensino; Guarda Civil Municipal; Roney Pereira da Silva, Presidente do IPSEMP; Jaqueline Guimaraes, secretária municipal de Educação; Paulo Rogério da Silveira, secretário de Governo e Presidente Fundação Hospitalar Moises Magalhaes; da Shirley da Oncologia, vereadora; Ana Flávia Amorim, Promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude da comarca de Pirapora; Carlos Renato Corrêa, Juiz da vara da Infância e Juventude da comarca de Pirapora.

O evento contou com palestras da Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Clarissa Lino; do Promotor Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas, Daniel Librelon; da Promotora de Justiça, Ana Flávia Amorim; a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sabrina Rocha; e da Enfermeira do Setor de Qualidade da Fundação Hospitalar Moises Magalhaes, Karine Alves Queiroz. Logo em seguida ouve momento de discussão com participação dos presentes.

“Somos a rede de proteção aos nossos filhos e eles tem que ser absoluta prioridade. Lidamos com a realidade da violência constantemente e a SEFAM tem um trabalho incrível de cuidado com as crianças, pois a violência arrasa a vida das vitimas. Estamos reunidos aqui para aprimorar cada vez nosso trabalho e debater prioritariamente a proteção. Estamos no caminho para melhorar cada vez mais a rede de proteção”, evidenciou o prefeito Alex Cesar.