Pirapora recebe “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” do Governo de Minas

Publicado em: 29 de março de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Pirapora, mais uma vez, está entre as cidades protagonistas de Minas Gerais no quesito Cultura. Nesta terça-feira (28/03), o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, via Secretaria de Cultura (SEJUC), no resgate e valorização cultural da sua história e do seu povo, foi reconhecido no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, quando o Governo do Estado, através da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), entregou o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” para Pirapora e outras 119 cidades mineiras.

Representando o prefeito Alex César, o secretário de Cultura Alan Gitirana, acompanhado do diretor da pasta, Adélio Brasil, recebeu a chancela que oficializa Pirapora como a “Cidade de Cinema”, durante o Quarto Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. O evento com três dias de programação diversificada objetiva informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.

A promoção do município foi conquistada com a associação das atividades desenvolvidas e características culturais de Pirapora, com a habilitação dos profissionais da cidade que participaram do curso “Cidade do Cinema” promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission em 2022. Foram 60 horas de aulas que preparou a equipe da SEJUC para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em contexto estadual, nacional e internacional. A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

“Ao recebermos o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, demonstra que o trabalho que estamos desenvolvendo no âmbito cultural de Pirapora está gerando frutos, trazendo de volta o destaque da nossa cidade que estava adormecido. Com o respaldo do prefeito Alex César, não só a cultura, como também o turismo foi revigorado, o que gera mais oportunidades e mais desenvolvimento social para os piraporenses”. Salientou o secretário Alan Gitirana.