Lixo doméstico é a maior causa de entupimento da rede de esgoto

Publicado em: 28 de março de 2023
Publicado por: Tiago Rodrigues

Essa semana o SAAE-Pirapora precisou realizar mais uma intervenção emergencial, para desentupir a rede de esgoto do Conjunto Habitacional Residencial São Francisco. De acordo com a autarquia, os constantes entupimentos da rede coletora são causados pelo descarte de incorreto do lixo.

Segundo o diretor Operacional do SAAE, Patrick Valim, a autarquia recebe frequentes chamadas para realizar o serviço de desobstrução da rede coletora. “Um dos principais vilões do entupimento das redes aqui no São Francisco é o lixo jogado irregularmente pelos moradores. Aqui encontramos muito material de construção, como areia e cascalho, além de vários tipos de embalagens de plástico e até roupas”, disse.

O diretor da autarquia, Bruno Santos Guimarães, destacou que o SAAE vem realizando adequações estruturais nos sistemas, principalmente relacionadas às Estações Elevatórias de Esgoto. “Infelizmente, a população não tem colaborado no bom uso do sistema de coleta de esgoto, e isso tem comprometido a qualidade do serviço. Cada uma precisa fazer a sua parte”, salientou Bruno.