Prefeitura de Pirapora coloca Rede Municipal de Ensino em uma nova era com Educação em Tempo Integral

Publicado em: 27 de março de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Rede Municipal de Ensino de Pirapora entrou em uma nova era, com o lançamento do Projeto Educação em Tempo Integral, na última sexta-feira (24/03) na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Na solenidade, que oficializou a garantia de mais um grande investimento e uma iniciativa inédita da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a comunidade escolar, autoridades e parceiros conheceram a estrutura e todo o aparato que serão disponibilizados para os alunos, conforme as diretrizes de equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade.

No evento, que teve em sua mesa de honra o prefeito Alex César, a vice Anamaria Burle e a secretária de Educação Jacqueline Guimarães, além dos vereadores e dirigentes escolares, houve a apresentação da Matriz Pedagógica do projeto que é voltado para os alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental da unidade. Conforme a Diretoria de Projetos e Tecnologia da SEMED, as oficinas funcionarão de segunda-feira à sexta-feira, das 13:00 às 17:15 hs, na própria escola, onde serão ministradas cinco oficinas diariamente em cada ano, com duração de em média 0:50 minutos.

A Educação em Tempo Integral de Pirapora promoverá o acompanhamento pedagógico e vai desenvolver as oficinas de educação ambiental, direito e cidadania, cultura (dança, artes, música), inglês, tecnologia e práticas esportivas. “Todo o planejamento deste projeto está em conformidade com o material didático do Sistema Etapa Público, que foi implementado na Rede Municipal e tem revolucionado a qualidade de ensino do município. Sobretudo, as parcerias que foram firmadas, nos dão toda a condição para estimularmos as habilidades e capacidades dos alunos, através da arte e do acesso ao conhecimento de outras áreas”. Pontuou a secretária Jacqueline Guimarães.

Para o prefeito Alex César, colocar em prática o novo projeto, “É um momento muito importante para a nossa Educação, principalmente, por estarmos dando início na Escola Nossa Senhora Aparecida que passou pelo risco de ser fechada, anos atrás. Ao trazermos as crianças no contraturno para dentro da escola é proporcionar mais segurança, mais conhecimento e mais dignidade na formação de todos. Estamos investindo em qualidade na sala de aula, no material que será trabalhado e na estrutura, que por tantos anos aguardou por um cuidado especial. A nossa gestão, com muita ação e reconstrução, está transformando a realidade do município”. Frisou Alex César.

Projeto será expandido a partir de 2024

Segundo a SEMED, o Projeto Educação em Tempo Integral, neste primeiro ano de implantação, será desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, para a partir do próximo ano ser expandido para as demais escolas do município. Dentre os parceiros estão o Sebrae, que contribuirá na área do empreendedorismo, o SAAE (oficina de Meio Ambiente), a Polícia Militar (palestras), a Universidade Estadual de Montes Claros (capacitações de profissionais e contribuição dos acadêmicos), o DER (trânsito) e a Banda Sinfônica Jovem (aulas de música para os alunos), dentre outras instituições.