Plano Municipal pela Primeira Infância é Apresentado

Publicado em: 23 de março de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais – Sefam realizou na tarde de ontem, 21/03, a entrega do Plano Municipal pela Primeira Infância. Essa ação faz parte da busca pelo Selo UNICEF.

Na reunião o plano foi apresentado para o Prefeito Alex Cesar e foi falado sobre a importância de Pirapora realizar essa ação pioneira. Esse planejamento é focado na primeira infância, ou seja, crianças de 0 a 05 anos que é à base do desenvolvimento infantil. Ele abrange todos os setores fundamentais de atendimento a infância, como garantia de vacinas, acesso a saúde, educação de qualidade, lazer e projetos para orientar as famílias, para que elas tenham condições de oferecer cuidado adequado para essas crianças.

O papel do Selo UNICEF é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros para melhorar a  oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência. Durante a reunião o prefeito de Pirapora, Alex Cesar falou sobre a alegria de receber esse plano que será enviado para ser aprovado pela Câmara Municipal.

“Recebemos o desafio de buscar novamente o Selo do Unicef e para isso acontecer precisei construir um plano de governo, onde visualizei toda essa rede funcionando. Hoje recebemos esse material e com ele a proposta do que precisamos melhorar, aprender e avançar. Graças a essa equipe tenho certeza de que vamos alcançar o Selo Unicef”, finalizou o Prefeito Alex Cesar.

O Plano Municipal pela Primeira Infância foi desenvolvido por uma comissão de elaboração especifica para esse material, composta pelo CMDCA, sociedade civil, Conselho Tutelar, Secretarias de Governo, Educação, Saúde, Planejamento e Infraestrutura. A vice – prefeita e secretária da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle agradeceu o empenho da equipe.

“São essas ações que demonstram a importância da união, com esse plano vamos alcançar diversas melhorias para as nossas crianças e isso só será possível com o trabalho integrado de cada secretaria”, comentou Anamaria.

Estavam presentes na reunião a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães o secretário de Saúde, Rafael Lana a secretária da Sefam e vice – prefeita, Anamaria Burle o vereador, Antônio Marcelo e representantes da secretarias.