“Amanhã Vai Ser Outro Dia”: 8ª Conferência Municipal de Saúde de Pirapora

Publicado em: 23 de março de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia foram temas de debate e da palestra proferida pelo secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana na 8ª. Conferência Municipal de Saúde de Pirapora no Centro de Convenções das 8h às 18 horas, nesta quinta-feira, 23 de março.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Alex César, o secretário de Saúde de Pirapora Rafael Lana, o médico e deputado estadual Arlen Santiago, os vereadores Shirley, o presidente da Câmara, João Maurício e Alice Preta, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reginaldo Miranda e a gerente regional de saúde (GRS), Tariana Guarabyra. A conferência contou ainda com profissionais e estudantes da área de saúde.

O deputado estadual Arlen Santiago ressaltou o trabalho importante da administração, e da Secretaria de Saúde, listando as várias melhorias no setor, e citou como exemplo a parceria com a Fundação Dilson Godinho que chegou para somar quando assumiu o serviço de Hemodiálise em Pirapora.

“Parabéns Alex César. Cada centavo do povo é aplicado para o povo. Fico muito feliz com a notícia da construção de uma nova Oncologia. Além dos veículos novos, serão reinauguradas 2 unidades de saúde. Vamos continuar caminhando juntos, e em breve estaremos conquistando mais equipamentos para o hospital, em torno de R$1 milhão, que irão contribuir para melhorar e humanizar o atendimento da população”, destacou o deputado.

O enfermeiro especialista em Atenção Básica em Saúde da Família, Gilson Paulo Santos Nascimento falou sobre: O Brasil que temos. O Brasil que queremos. “Esta 8ª Conferência se caracteriza por ser um instrumento de luta e resistência por uma Pirapora que queremos, com esperança de melhores dias”, disse.

A mestre e especialista em gestão da Saúde, Juliana Veloso fez uma palestra sobre o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, foi a palestra ministrada pela psicóloga Leisenir de Oliveira, que falou também sobre a questão da transparência no sistema de saúde.

“Existe muita dificuldade de acessar o sistema eletrônico de acesso à informação, e todos nós temos o direito de saber o que está acontecendo. É um direito garantido pela Constituição, sendo ele fundamental. Outra questão pertinente a ser tratada nesta conferência é a questão do financiamento, ou seja, temos o dinheiro para sustentar o sistema que nós propomos? Aquela emenda que limita o gasto público é a principal pauta a ser levada para debate na Conferência Nacional. Sem dinheiro não se faz saúde”, enfatizou Leisenir.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reginaldo Miranda presidiu os trabalhos e ressaltou que, “devemos continuar a defender as propostas de melhoria para o SUS”.

Durante o evento foram feitos trabalhos em grupos, votação das propostas e aprovação do regimento interno, eleição dos delegados e entrega dos certificados. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas foi o tema da palestra do psicólogo, Eder Lucio Ferreira. “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.