Combate a dengue

Publicado em: 1 de março de 2023
Publicado por: Tiago Rodrigues

Após a reunião emergencial na semana passada, algumas ações organizadas pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Saúde e Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire consistiram na ampliação do sistema de atendimento à população devido ao aumento do número de casos de dengue e chikungunya.

O Ponto de Atendimento é mais um novo espaço para atender a população que chega com sintomas leves e necessita de atendimento adequado. São médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para atender à população e diminuir a superlotação do pronto-socorro. A atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.

Em concordância disso, a Prefeitura de Pirapora, através da Vigilância em Saúde vem monitorando os locais com maior incidência de casos e visitando as casas e lotes vagos. A preocupação são os lotes particulares, que estão cercados e com mato alto. De acordo com as últimas pesquisas, 88% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências.

De acordo com o Código de Postura do município, “os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos”. E enfatiza ainda que, “não é permitida a existência de terrenos cobertos de matos, pantanosos ou servindo de depósitos de lixo domiciliar dentro dos limites da cidade. Verificada pelos fiscais da Prefeitura o não atendimento da lei, será feita a intimação ao proprietário do terreno marcando um prazo de 20 dias para a limpeza do local.”

De acordo com a vigilância do município, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado – responsáveis pela destinação dos produtos para aplicação do “fumacê” – informaram em nota técnica que os insumos para a produção estão em falta. Contudo, o prefeito Alex Cesar determinou a compra dos produtos necessários para que o carro fumacê circule nos bairros imediatamente.