Sesau busca ampliar o acesso da população do campo aos serviços de saúde

Publicado em: 27 de janeiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Os agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família de Pirapora, não medem esforços junto à Coordenação de Atenção Primária, a fim de ampliar e consolidar políticas públicas de saúde para a população rural e as demais da região.

Segundo informações da coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a enfermeira, Aline Fagundes; “uma força tarefa está sendo realizada com a finalidade de atualizar os cadastros desta população e, assim, permitir uma organização do sistema de saúde municipal para adotar estratégias que possam ampliar o acesso dessa população rural a ações ofertadas na Atenção Primária à Saúde, como a construção de pontos de apoio, e a organização das equipes para ofertarem consultas, visitas domiciliares e determinados procedimentos nos próprios territórios rurais. No corrente mês, os ACS já visitaram várias localidades, como Atlântica, Aarão Reis, Paco Paco, Pernambuco e Alto Pernambuco.

De acordo com Edna, agente de Saúde das regiões do Alto Pernambuco. “Apesar dos avanços da APS sobretudo na ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e no acesso da população aos serviços de saúde, permanece o desafio de garantir o direito e o acesso à saúde da população rural. E por isso o trabalho não pode parar”, destacou.