Em parceria com o IFNMG, Prefeitura de Pirapora promove exposição sobre os 100 anos da Ponte Marechal Hermes

Publicado em: 11 de janeiro de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Com o apoio e incentivo da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), será realizada a Exposição Revisitando a Ponte Marechal Hermes: 100 anos, nesta quinta-feira (12/01) a partir das 17 horas, no Salão Museu do São Francisco no Centro de Convenções.

A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), intitulado como “Revisitando a Ponte Marechal Hermes 100 anos de fatos e fotos” e tem como objetivo expor fatos históricos e cotidianos relacionados à Ponte Marechal Hermes, que completou em 2022 o centenário de sua inauguração.

Segundo o IFNMG, as imagens e materiais históricos foram colhidos junto aos fotógrafos profissionais e amadores da cidade e contou, especialmente, com a colaboração do diretor de Cultura da SEJUC, Adélio Brasil, o qual disponibilizou o acervo oficial deste que é um dos maiores e simbólicos patrimônios históricos e culturais, no norte de Minas.

História e contexto

Protegida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), a Ponte Marechal Hermes foi tombada pelo decreto n.° 24.327, de 22 de março de 1985, com inscrição no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. De acordo com o Iepha, a ponte que liga os municípios de Pirapora e Buritizeiro foi construída sobre o Rio São Francisco e estava inserida no projeto de expansão da Ferrovia Central do Brasil que pretendia interligar a então capital do Brasil, Rio de Janeiro, a Belém do Pará. Inaugurada em 10 de novembro de 1922, a ponte ferroviária metálica é estruturada em treliça, com ligações rebitadas. Apoiada em 13 pilares de concretos, tem uma extensão total de 694 metros com 8,40 metros de largura. Apesar da grande expectativa criada com a inauguração da ponte e com o prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil, o projeto jamais foi completado. A construção da ferrovia foi paralisada logo após a travessia do rio São Francisco, na cidade de Buritizeiro.