Oficina de implantação do Protocolo de Enfermagem e Hipertensão Arterial

Publicado em: 15 de dezembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta quinta-feira (15.12), às 8h, foi realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde, a apresentação do Protocolo de Enfermagem e hipertensão arterial. O evento contou com a presença do prefeito de Pirapora, Alex Cesar, o representante do Conselho de Saúde, Reginaldo Miranda, o diretor de Gestão e Assistência à Saúde, Gilson Nascimento, a coordenadora da APS, Aline Fagundes e o juiz Dr. Carlos Renato de Oliveira Corrêa.

O diretor de Planejamento, Administração e Finanças da Sesau, Leandro Bandeira explicou que os protocolos tem como objetivo proporcionar maior segurança para os usuários, melhorar a qualidade da assistência à população, garantir maior resolutividade na APS, reduzir filas de espera e consequentemente melhorar os indicadores de saúde.

A preceptora da residência de Assistência à Saúde, Michelle Conceição de Paula Dias falou sobre o protocolo assistencial de enfermagem e o agendamento que na área da saúde são registros padronizados de procedimentos baseados nas melhores evidências científicas e que auxiliam na tomada de decisão do profissional.

“O enfermeiro vem consolidando toda política de Atenção Primária e se organizando para executar melhor todas essas funções”. E citou como exemplo, o programa de Hipertensão Arterial e Diabetes que precisa ser trabalhado melhor dentro do município, pois a doença cardiovascular é a primeira causa de óbito em Pirapora, portanto, merece uma atenção maior. Trabalhar com o programa que se constitui em um cadastramento e acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos que visa o controle da DM e HAS e uma melhor qualidade de vida dos pacientes é muito importante”, ressaltou Michelle Dias.

A Dra. Sâmia Machado, referência médica explicou que, “a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais, ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), por mais de uma vez. A partir do protocolo de Hipertensão Arterial o enfermeiro vai passar a realizar: o rastreamento da H.A, classificação do risco cardiovascular, consultas de enfermagem (intercaladas com o profissional médico); anamnese, exame físico, diagnóstico das necessidades de cuidado, orientar sobre o tratamento não medicamentoso, solicitação de exames de rotina do hipertenso, renovação das receitas, desde que o cliente esteja com pressão arterial controlada”, concluiu.