Publicado em: 23 de novembro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Nesta semana, a partir da próxima sexta-feira (25/11), a Prefeitura de Pirapora inicia mais uma Campanha de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. O trabalho a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), através do Centro de Referência da Mulher (CREMP), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizará várias ações no município, no período de 16 dias, para a conscientização de toda a sociedade piraporense.

O dia 25 de novembro é o marco inicial da campanha, por que celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Baseado nisso, na solenidade de abertura da campanha, será promovido o Seminário de Violência Doméstica com Debates, no Centro de Educação Permanente (CEPS), a partir das 14 horas, na próxima sexta-feira. Haverá palestras temáticas e mesa de debate para a participação do público, estimado em mais de 250 pessoas.

A programação da campanha prevê ainda a Palestra do Laço Branco (para sensibilizar os homens pelo fim da violência), no dia 08 de dezembro, e uma entrevista sobre as mobilizações desenvolvidas, a ser veiculada em emissora de rádio do município, além de ações pontuais em equipamentos públicos e nas redes sociais da Prefeitura.

Segundo a coordenadora do CREMP, Edna Maria Soares da Costa, a campanha foi planejada e estruturada para mobilizar e sensibilizar a população em geral, sobre o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica contra a mulher no município de Pirapora. A intenção é estimular o rompimento do silêncio e a quebra de paradigmas que ainda são os pontos de apoio para a prática de violências”.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por qualquer pessoa, até mesmo de forma anônima, por meio do serviço Ligue 180. O canal encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos que surgirem. A ligação é gratuita e o atendimento funciona o tempo todo. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número 190.

#fimdaviolênciacontraamulher #rompaosilêncio #prefeituramunicipaldepirapora #SEFAM #CREMP #disque180