Campanha de combate ao câncer bucal

Publicado em: 22 de novembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Em casos mais avançados, o câncer bucal pode provocar dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua. Mudanças na coloração ou aspecto da sua boca também representam sinais claros da doença, de acordo com dados do INCA. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, por isso a relevância da consulta regular ao Cirurgião-Dentista.

O câncer de boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.

“O câncer de boca é um problema de saúde pública. Através do conhecimento dos fatores de risco e a prevenção pretendemos reduzir o número de novos casos e termos o diagnóstico precoce da doença. O nosso alvo principal este ano serão os agentes comunitários de saúde por serem eles o nosso elo principal com a população. Eles irão nos ajudar na busca ativa dos usuários de risco e no repasse das orientações sobre a prevenção do câncer de boca à nossa comunidade”, afirmou a Dra. Soraya Alves Cardoso, cirurgiã-dentista do Centro Odontológico.