Novembro Azul e a importância da prevenção do câncer de próstata

Publicado em: 9 de novembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde, e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

O SUS oferece tratamento através do setor de oncologia, como também em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora está preparando uma semana especial sobre a “Campanha do Novembro Azul” e a programação será divulgada em breve.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Os sintomas de um tumor são muito semelhantes aos de problemas benignos na próstata, como ter dificuldade para urinar (ou necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou de noite) ou perceber uma diminuição do jato da urina ou traços de sangue. Esses sinais podem indicar também um aumento benigno da próstata ou inflamação causada por bactérias. Por isso, para tirar a dúvida sobre se os sintomas que podem ou não significar a presença do câncer de próstata, é preciso consultar um médico. O diagnóstico é feito por meio do exame de toque retal, que pode ou não ser seguido de exame de sangue para identificar os valores de PSA ou de biopsia da próstata. Outros exames também podem ser solicitados.

Algumas práticas saudáveis que reduzem o risco de ter câncer são: manter uma alimentação saudável e um peso adequado, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.