Publicado em: 3 de outubro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta semana, de 26 a 30 de setembro, no Centro de Educação Permanente iniciou o processo de Capacitação e Treinamento dos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora. Este aperfeiçoamento contou com a participação da Gerência Regional de Saúde, com os profissionais Janice Rodrigues de Souza (Referência Técnica Epidemiológica; RT- Febre Amarela, Febre Maculosa, Leptospirose e Malária), Adailson de Oliveira Santos (Referência Técnica de Fatores de Riscos não Biológicos, SISÁGUA, VIGISOLO, VIÁGUA E VIGIAR) e Carlos Alberto Gonçalves Pereira (Referência Técnica sobre Chagas e Leishmanioses).

Esta equipe multidisciplinar trouxe informações voltadas para a Febre Amarela e seus agravos, SISGEO (SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SILVESTRE), técnicas de captura e coleta de amostra larvária para pesquisa entomológica e técnicas de borrifação. A coordenadora Luana Soares, reforça que a Vigilância Ambiental em Saúde tem buscado parceria com a regional.   A parceria visa aprimorar os conhecimentos dos Agentes de Combate às Endemias e qualificá-los em sua prestação de serviço. Com isso teremos um grande avanço nas ações de vigilância no controle das arboviroses e zoonoses do município”, ressaltou.

O diretor de Vigilância em Saúde Mário Cristiano, deixou claro que a proposta é de uma educação permanente e continuada, pois sabemos da importância em inserir no roteiro de trabalho momentos como esse. O secretário  de Saúde, Rafael Lana, mencionou a importância da efetividade dos agentes e o quanto os resultados têm sido satisfatórios quando proporcionamos a qualificação do servidor.

As coordenadoras regionais, Diane Aparecida Oliveira de Menezes e Flavia Rocha Teixeira Mota se colocaram à disposição do município quanto ao suporte necessário junto às referências regionais, no que compete a cada necessidade, e parabenizaram o município diante do quadro efetivo de funcionários, uma vez que vários municípios apresentam dificuldades quanto a rotatividade de servidores, o que muitas vezes dificulta na execução dos trabalhos.