“Onde há vida, há esperança”

Publicado em: 21 de setembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria de Saúde de Pirapora por meio da Saúde Mental realizou nesta quarta-feira, 21 de Setembro, uma panfletagem que visa reforçar a questão do direito fundamental do ser humano que é o direito à vida. Aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio, dar apoio, levar mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e facilitar a discussão aberta sobre saúde mental, estão entre os objetivos da campanha.

“Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Aqueles que são diagnosticados com depressão também são incentivados a compartilhar as suas histórias e procurar ajuda profissional”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Lana.

Setembro Amarelo – Atenção aos sinais de alerta

É importante ficar atento aos transtornos mentais, como depressão, alcoolismo e esquizofrenia. Comportamento retraído, dificuldade para se relacionar com a família e amigos, casos de doença psiquiátrica, ansiedade ou pânico, mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo, apatia, mudança no hábito alimentar e de sono, tentativa de suicídio anterior, odiar-se, sentimento de culpa e de se sentir-se sem valor, ou com vergonha por algo. Outros suicídios resultam de atos impulsivos devido ao stress, dificuldades econômicas, problemas de relacionamento ou bullying.

Entre os fatores de risco para o suicídio, também estão: perda recente importante – como separação, solidão, morte, divórcio, brigas, desespero, desleixo; a pessoa já não liga para nada. Além de questões sociodemográficas, a pessoa pode ser afetada por questões psicológicas, como: o isolamento social, a discriminação por causa de raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião e situação social que resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano.