Homenagem e posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 21 de setembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Prefeitura Municipal de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais – SEFAM, visando o fortalecimento e a garantia dos direitos e em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, realizou a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dia 21 de setembro, às 10h no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira.

A vice-prefeita e secretária da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle Orlandine Andrade relatou que, “desde que assumimos esse compromisso de desenvolver as políticas públicas, eu junto com o prefeito Alex fizemos uma análise de como estavam sendo trabalhado as políticas no município, e identificamos muitas barreiras e trabalho a ser feito, pois só haviam 2 conselhos ativos que eram; o Conselho Municipal da Assistência Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Nós sabemos da importância que um conselho tem para atuar na gestão das políticas e desejamos promover uma capacitação para que os conselheiros saibam como desempenhar com eficiência o seu papel”.

O evento de homenagem contou com o apoio do intérprete Moisés Oliveira, da Associação de Surdos. Representando o Conselho da Pessoa com Deficiência, Kátia Nobre falou sobre a oportunidade de participar da construção de políticas públicas. “É uma grande oportunidade participar e defender essa causa. Nosso papel é contribuir para que as coisas aconteçam de fato e construir uma realidade inclusiva, como no mercado de trabalho, esportes e em geral”.

O prefeito Alex Cesar elogiou a linguagem brasileira de sinais (Libras), parabenizou os novos conselheiros e falou sobre o cuidado com o outro. “É um momento especial, assim como foi a entrega das cadeiras de rodas para a APAE, mas é preciso avançar muito mais. Nosso desejo é deixar a cidade cada vez mais inclusiva e melhorar a questão da acessibilidade. É dever de todos respeitar as pessoas com deficiência e dar apoio aos seus familiares. Também é fundamental o respeito e o bom relacionamento com o outro, por isso queremos investir na capacitação dos servidores para melhor atender a todos”, diz o prefeito.

O Conselho é composto por várias pessoas (entre titulares e suplentes), representando o poder público, a sociedade, movimentos e outras entidades. Confira:

• Representantes da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais: Clarissa Lino da Silva, Kelly Santos Barbosa Silva – Suplentes: Katia Carlos Nobre e Lessiléia Aparecida Ramos Coelho
  • Representantes da Secretaria Municipal de Saúde: Titulares: Analygia Lacerda Rocha Oliveira Silva e Geovana Freitas Lácerda. Suplentes: Gilson Paulo Santos Nascimento e Erinalda Pereira dos Santos Queiroz
  • Representantes da Secretaria Municipal de Educação -Titular: Cláudia Silva de Moura. Suplente: Renata Aparecida Alves Gomes
  • Representantes da Secretaria Municipal de Exporte, Juventude e Cultura – Titular: Edson Argemiro de Carvalho Santos. Suplente: Valdinéia Vargas
  • Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirapora – Titular: Shirley Aparecida Lebron Bichara. Suplente: Michele Aparecida de Carvalho Gomes
  • Representantes da Associação dos Surdos de Pirapora – Titular: Moisés Oliveira da Silva. Suplente: Edna Brito.
  • Representantes dos Rotary Clubes de Pirapora – Titular: Manoelito Vieira Leite Neto. Suplente: Marcus Vinicius Balbino Vasconcelos.
  • Representantes da Associação de Pais e Mães de Autismo de Pirapora Titular: Jaqueline Andrade Rocha. Suplente: Josiane Andrade Rocha
  • Representantes da Associação para Valorização e Promoção das Pessoas com Deficiência física de Pirapora – Titulares: Deyvison Polonio Azevedo Rodrigues e Simone de Fátima da Paixão. Suplentes: Edeilson Clodoaldo de Brito e Luzia Barbosa de Almeida.