SESAU faz lançamento do Setembro Amarelo: “A vida é a melhor escolha”

Publicado em: 14 de setembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

O Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é: “A vida é a melhor escolha!”, e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

As ações de prevenção ao suicídio na Sesau-Pirapora iniciaram nesta semana, com um pedágio realizado na Avenida Brasil, dia (14.09) por meio da Saúde Mental e Saúde da Família.

Na praça dos Cariris, no (dia 21.) de 8h às 11h, será realizado uma panfletagem e abordagem da população sobre prevenção ao suicídio. Uma vez por semana haverá também, entrevistas nas rádios e, durante o mês serão feitas palestras nas escolas e nas unidades.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda fará a entrega de sementes de girassóis aos pacientes para lembrar que, esta flor gira persistentemente em direção à Luz.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar alguém que está pensando em se matar, e a ajude tendo uma escuta ativa e sem julgamentos mostrar que está disponível para ajudar, e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.