I Simpósio Microrregional sobre o cuidado em Saúde Mental em Álcool e outras Drogas

Publicado em: 26 de agosto de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Prefeitura de Pirapora por meio da Saúde Mental (SESAU) realizou em parceria com a Gerência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público e Secretaria da Família e Políticas Sociais, o I Simpósio Microrregional sobre o cuidado em Saúde Mental em Álcool e outras Drogas nos dias (25 e 26.08) no auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

A psicóloga e mestre em Saúde Pública, a  Dra. em Saúde Coletiva Ana Regina Machado falou sobre: ‘as relações dos humanos com as drogas e as políticas sobre drogas no Brasil’. “O cuidado não é só tarefa da Saúde. O ser humano existe porque é cuidado de alguma forma. Não é uma relação somente técnica. Estamos falando também do campo da ética e das relações; seja na relação dos trabalhadores com os usuários, do sujeito com a droga e das relações do Estado com a pessoa que usa droga. Para cuidar é necessário suspender qualquer julgamento ou condenação moral que tradicionalmente ocorre com muita frequência. É um tema polêmico e desafiador. Um dos fenômenos é a criminalização. A experiência que temos hoje ao lidar com o usuário tem a ver com esse fenômeno que é um processo histórico”, destacou a Dra. Ana Regina.

A terapeuta ocupacional e especialista em Saúde Mental, Raquel Martins Pinheiro falou sobre a exclusão social e a importância de se construir uma rede e potencializar o trabalho de cada um. “Este evento é fundamental pois reforça a discussão do trabalho compartilhado, coletivo e a questão do trabalho em rede. Existem diversas formas de potencializar esse cuidado na relação psicossocial. É importante pensar nas relações da saúde mental e nesse bem estar tanto da comunidade como do usuário”.

O secretário de Saúde, Rafael Lana, fez vários agradecimentos, agradecendo a presença do secretário de Saúde de Várzea da Palma, Ronaldo Soares Campelo, a Mariana da GRS, ao Ministério Público na pessoa da Dra. Ana Flávia, o prefeito municipal Alex Cesar, às secretárias de Educação Jacqueline Guimarães, a vice-prefeita e secretária da Família Anamaria, a coordenadora da Saúde Mental, Giselle Carneiro, ao Conselho Municipal de Saúde aqui representando por Reginaldo Miranda, aos militares presentes, a Carla Valéria do CEAD e Consep, a Superintendente Regional de Ensino, Sonia Lago Amariz, as palestrantes e aos profissionais de saúde dos sete municípios pelo apoio e participação na construção de políticas públicas para a Saúde Mental, tão necessária em cada território”.

“Este Simpósio veio para trazer clareza na construção do diálogo sobre o cuidado da pessoa e da família”, disse a vice-prefeita e secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle. Representando a Gerência Regional de Saúde, a coordenadora e referência técnica em Saúde Mental da GRS, Mariana Ribeiro agradeceu aos participantes e falou que é importante entender a potencialidade da intersetorialidade para resolver os problemas de saúde da população.

O prefeito Alex Cesar fez algumas reflexões acerca de políticas públicas de saúde mental. “Somos nós que temos que ofertar políticas públicas de qualidade e dar suporte para essas famílias para acabar com esse sofrimento. Afirmo que vocês podem contar com Pirapora para melhorar essa realidade”, ressaltou.

Durante a tarde foram realizadas as palestras: “o cuidado ofertado às Pessoas com demandas e as necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas – da coerção à coesão e Drogas, economia e exclusão social” proferida por Raquel Pinheiro.  No dia 26.08, a palestra e debate sobre: “A Política de Saúde Mental no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS: A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS com foco em AD, por Ethiara Vieira Macedo. Estratégias de Cuidado – Danos e Abstinência com Ana Regina Machado.