Secretaria de Saúde de Pirapora realiza palestra para os alunos da Escola Estadual Professora Heloísa Passos

Publicado em: 23 de agosto de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Saúde na Escola realizou uma palestra nesta sexta-feira, (19) às 10h, na Escola Estadual Professora Heloísa Passos. A ação objetivou conscientizar os jovens acerca dos cuidados e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência.

As profissionais da Sesau explicaram aos estudantes que, “a maioria das ISTs pode ser curadas, com exceção daquelas causadas por vírus. Algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem causar danos à saúde, como esterilidade – tanto em homens, como em mulheres, predisposição ao câncer, lesões no coração e no cérebro e em alguns casos, até a morte.

“As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Os vírus são causadores de uma grande parte das infecções, como verrugas genitais, herpes genital, Hepatite B e a infecção pelo HIV (o vírus da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS).  Apesar de confusão frequente, HIV e Aids não são a mesma coisa. HIV é a sigla para vírus da imunodeficiência humana, e Aids é a sigla para a síndrome da imunodeficiência adquirida, doença que atinge o sistema imunológico do indivíduo. Pessoas infectadas pelo HIV podem demorar entre 5 e 10 anos para desenvolver Aids e, ainda assim, não é sempre que o portador do vírus desenvolve a doença. Já as bactérias causam doenças como a Gonorreia, Clamídia, Cancro Mole, Tricomoníase e a Sífilis. É importante ressaltar que todos os tratamento das ISTs são disponíveis no SUS e que todo o paciente tem direito ao sigilo da consulta. ”, informou a enfermeira Maria Alice.

Ela frisou que, “durante muito tempo se achou que as DSTs eram exclusivas de pacientes em situação de promiscuidade ou de relações sexuais com fatores de risco, mas em qualquer relação, seja ela homo ou heterossexual há a possibilidade de adquirir alguma infecção, por isso, o sexo seguro é fundamental. Também é importante o tratamento dos dois parceiros”. E explicou como funciona o teste rápido para Sífilis, HIV/AIDS, Hepatites B e C e falou sobre o uso do preservativo ou camisinha.

“A camisinha é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia, HIV e também alguns tipos de hepatites. Além disso, evita uma gravidez não planejada”, frisou a enfermeira Maria Alice.