Assistente Social de Pirapora visita SASPO referência em Minas Gerais

Publicado em: 19 de agosto de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A assistente social Lúcia dos Santos do SASPO I de Pirapora realizou uma visita técnica e foi recebida pela Patrícia Aparecida Fonseca, supervisora do SASPO de Juiz de Fora considerado referência em Minas Gerais, e por Adiana Moreira de Oliveira, Assistente Social do SASPO de Juiz de Fora.

Lúcia da SESAU/Pirapora ressaltou que, “o objetivo da visita foi conhecer a metodologia para aprimorar o serviço, trocar experiências, verificar e alinhar as campanhas a serem realizadas em outubro e novembro, bem como; buscar apoio na visibilidade do serviço, entender se as queixas e dificuldades são as mesmas e buscar sugestões sobre espaço físico, e a melhor forma de armazenamento das bolsas e demais materiais”, explicou a assistente social de Pirapora.

A assistente social do SASPO I de Pirapora relatou que, “o banheiro adaptado é uma realidade que desejamos para ser alocado para as pessoas com deficiência, que nesse caso é pertinente aos estomizados conforme Decreto 400/2009. Tanto para colostomia, ilestomia e urostomia, procedimentos das pessoas ostomizadas, considerado uma deficiência. Além do banheiro adaptado é importante ressaltar que todos os pacientes ostomizados precisam do auxílio do espelho para realizar o auto cuidado com a troca das bolsas, seja na posição deitado ou em pé para realizar a troca das bolsas. Teatros, cinemas, shoppings já contam com o banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Então, o anseio de quem trabalha na área é que seja feito um projeto de lei, e que seja implantado logo o banheiro adaptado. Ofertamos também avaliação clínica a cada 04 meses, orientações para auto cuidado, serviço social para orientações referente aos direitos da pessoa ostomizada”, explicou.

ESTOMIA

Segundo explica o secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana, “a ostomia é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente”.

 SASPO

Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada – é um serviço de saúde que presta cuidados à saúde da pessoa ostomizada e fornecem dispositivos necessários para o autocuidado, como as bolsas coletoras.

Colostomia, Ilestomia e Urostomia são uma Estomia (nome técnico desse procedimento).