Prefeitura de Pirapora revoluciona qualidade no Ensino Municipal

Publicado em: 16 de agosto de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Na noite da sexta-feira (12/08), a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oficializou a Implantação do Sistema de Ensino Etapa Público, com uma cerimônia no auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Professores, especialistas e gestores educacionais foram recepcionados pela secretária de Educação, Jacqueline Guimarães e sua equipe de gestão, que também fizeram a entrega simbólica do material didático de referência.

De acordo com a SEMED, a adoção deste novo sistema tem o intuito de garantir e efetivar os princípios elencados pela Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (LDB) e, sobretudo, agregar ainda mais qualidade na oferta do ensino municipal. Este formato permite definir estrategicamente, a análise e formulação do melhor plano de ação para a rede, contemplando os professores com capacitações e a utilização de recursos disponibilizados por essa parceria.

“Objetivamos tornar as nossas crianças protagonistas em seu processo de ensino e aprendizagem. Ao desenvolvermos nestes alunos competências e habilidades fundamentais e de excelência, proporcionaremos inúmeros benefícios e a sustentabilidade para a chegada aos anos iniciais do ensino fundamental”. Destaca a secretária Jacqueline Guimarães.

No evento, a SEMED promoveu ainda a apresentação do músico Inácio Loyola e uma palestra especial para os profissionais da Educação, com o tema: “Crenças de auto eficácia pessoal e profissional”, ministrada pelo psicopedagogo e artista Fabrício Samuel. De maneira cênica e criativa, o palestrante enalteceu o papel dos educadores.

Planejamento e reconhecimento mundial

Para a máxima eficiência na adoção do novo sistema de Ensino, a SEMED cumpriu todas as etapas do planejamento traçado por sua equipe de gestão. Foram realizadas capacitações, oficinas e a apresentação prévia do material didático para todos os profissionais envolvidos no processo do Ensino Municipal, dentre outras adequações.

Reconhecido pelas universidades de Harvard, Stanford, University of California, University of Pennsylvania, Yale, Michigan, Princeton, Chicago e Columbia, o Sistema Etapa Público propõe uma Assistência Integral, obedecendo ao modelo estratégico que transfere para as escolas o conhecimento explícito e tácito, por meio do seu conteúdo e material didático. Graças ao parque gráfico editorial próprio, esta parceria garantirá para a SEMED a entrega dos conteúdos dentro dos prazos estabelecidos.