Secretaria de Saúde de Pirapora promove a campanha Agosto Lilás – Pelo fim da violência contra a mulher

Publicado em: 12 de agosto de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A cada minuto, oito mulheres sofrem violência no Brasil. Não se omita. Denuncie. “Esse é um dos alertas da campanha Agosto Lilás”, lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“A equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Sagrada Família reuniu diversas mulheres com o objetivo de promover ações de conscientização para o fim da violência contra a mulher, além de divulgar o canal de denúncias: ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e a Lei Maria da Penha que completa 16 anos, a Mobilização da Saúde também está produzindo um material sobre esse assunto para ser trabalhado em todas as unidades de saúde de Pirapora”, relatou o secretário de Saúde, Rafael Lana.

 

Segundo dados de 2006 a 2010 da Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os dez países com maior número de homicídios femininos. Esse dado é ainda mais alarmante quando se verifica que, em mais de 90% dos casos, o homicídio contra as mulheres é cometido por homens com quem a vítima possuía uma relação afetiva e de confiança, com frequência na própria residência das mulheres.

 

“Um dos principais tipos de violência empregados contra a mulher ocorre dentro do lar, sendo esta praticada por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais. Onde deveria existir uma relação de afeto e respeito, existe uma relação de violência, que muitas vezes é invisibilizada por estar atrelada a papéis que são culturalmente atribuídos para homens e mulheres. Tal situação torna difícil a denúncia e o relato, pois torna a mulher agredida ainda mais vulnerável à violência. É importante conscientizar as mulheres para que não se calem”, explicou a referência da mobilização da Saúde de Pirapora, Erinalda Pereira.