Sesau realiza campanha preventiva ao câncer de cabeça e pescoço

Publicado em: 28 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

O setor de Acolhimento aos Pacientes Oncológicos da Secretaria Municipal de Saúde, conta com as profissionais Priscilla Miranda dos Santos e Sonja Tatiana Flores Gomes que trabalham em parceria com a referência e mobilização social, Erinalda Pereira na prevenção e diagnóstico precoce quanto ao câncer.

“Fique atento a alguns sintomas: rouquidão constante, dor ao engolir, manchas ou ferida (aftas) na região da boca, inchaço na região do pescoço, nódulos e lesões com sangramento. O cigarro é um forte fator de risco para cânceres de boca, faringe e laringe. Também deve-se evitar o consumo de bebidas alcóolicas e manter alimentação saudável para reduzir riscos de desenvolver a doença”, explicou a assistente social, Priscilla Miranda.

“Procure o médico e/ou dentista caso perceba esses sintomas! A prevenção e o diagnóstico precoce são importantes. Além da divulgação sobre a prevenção, neste mês de julho, o setor de Acolhimento aos Pacientes Oncológicos está realizando um levantamento dos pacientes do município em acompanhamento para planejamento de ações e melhorias no atendimento”, concluiu Priscilla.

Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente. Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto entre os homens, com cerca de 10 mil mortes por ano no país.