Pesquisadores encontram nova variante do coronavírus em Pirapora

Publicado em: 30 de março de 2021
Publicado por: Migração do Site

A amostra de paciente de 53 anos, testado positivo para Covid-19 e analisada pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e realizado o sequenciamento pelo laboratório de Vírus Respiratórios da FIOCRUZ, foi identificada a linhagem P.2 do coronavírus.

O município realizou investigação clínico-epidemiológica e identificou que o paciente teve histórico de viagem para outro município de Minas Gerais, dias antes de iniciar os sintomas de síndrome gripal.

De acordo com relatório de circulação de linhagens genéticas de SARS-CoV-2 da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a linhagem P.2 (vírus) apresenta a mutação E484K no domínio de ligação com o receptor na Spike e já circula em todas as regiões geográficas do país. Esse trabalho é importante para acompanhar as mutações do coronavírus.

De acordo com a FIOCRUZ, o coronavírus começou a circular com novas linhagens no início do ano e a partir delas, já foram caracterizadas mutações que deram origem às linhagens P.1, P.2 e, mais recentemente, N.9. Apesar de diferentes geneticamente, as três variantes têm em comum a mutação conhecida como E484K.