Pirapora tem experiência exitosa durante a Covid-19

Publicado em: 5 de agosto de 2020

Na tarde da última segunda-feira (03), Pirapora foi selecionada para a 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfretamento à Covid-19”, proposto pelo Conselho de Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os municípios foram escolhidos após documentar e disseminar as experiências no combate ao coronavírus.

Veja no link: https://www.cosemsmg.org.br/site/index.php/todas-as-noticias-do-cosems/63-ultimas-noticias-do-cosems/2944-municipios-mineiros-selecionados-no-primeiro-periodo-de-inscricoes-para-a-1-mostra-virtual-brasil-aqui-tem-sus-enfrentamento-a-covid-19

Para a inscrição, o município relatou os resultados dos fluxos de trabalho e experiências comprovadas de todas as ações criadas pela gestão municipal.

A exemplo disso, a implantação da UEC proporcionou um impacto relevante na proteção dos grupos de risco, uma vez que dos casos positivos, apenas 8,1% são idosos, comparado a 16,5% em MG e apenas 12,8% apresentaram comorbidades.

Outras estratégias foram relatadas, como a criação do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19; o Teleatendimento (para orientação, denúncias, tira dúvidas e atendimento por Telemedicina); o Sistema de Notificação e acompanhamento de casos (medidas de isolamento e monitoramento, proporcionando êxito no controle da cadeia de transmissão da Covid-19) e Ações de Vigilância em Saúde, focadas em fiscalização, garantindo medidas de biossegurança e ações educativas.

A gestão municipal tem feito um trabalho diferenciado em nossa região. Pirapora se tornou um exemplo no combate ao cororonavírus e este resultado é a confirmação de que estamos no caminho certo”, destacou a secretária de saúde, Maria Cândida Fiuza.

De acordo com a prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca, as ações são pontuais e seguem os protocolos de segurança. “Continuaremos investindo em saúde e na segurança de nossa população. Nossas ações estão virando exemplo em todo o estado. Parabéns a todos os envolvidos, vamos vencer esse momento”. Salientou a prefeita.

Os municípios selecionados (por ordem alfabética) foram: Alpinópolis, Belo Horizonte, Carlos Chagas, Catas Altas, Comendador Gomes, Divinópolis, Doresópolis, Pedra Azul e Pirapora.