Mais mão de obra qualificada para Pirapora

Publicado em: 22 de dezembro de 2019

Parceira do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) na promoção do ensino profissionalizante, a Prefeitura de Pirapora se fez presente na cerimônia de formatura dos cursos técnicos em Administração, Informática e Segurança do Trabalho, realizada na última quinta-feira (19/12) no auditório da entidade educacional.

Representando a prefeita Marcella Fonseca, o secretário de Governo, Sinvaldo Alves compôs a mesa de honra da solenidade. Após a entrega dos diplomas para os formados e a sessão de homenagens para os professores, Sinvaldo Alves, em seu discurso, lembrou da importância da atuação da iniciativa pública, na criação de oportunidades para os novos profissionais.

"A gestão da prefeita Marcella Fonseca tem trabalhado, arduamente, tentando superar os desafios que o momento econômico impõe para a gestão pública e todos os segmentos empresariais, de nossa cidade, o que impacta na geração de empregos e novas oportunidades. Sobretudo, a formação e habilitação destas turmas representa mais oferta de mão de obra qualificada para o nosso mercado de trabalho. Parabéns ao Instituto Federal pela estrutura oferecida e a estes alunos que conquistaram a sua formação profissional". Reconheceu o secretário.

Conforme dados disponibilizados pela Fundação Dom Cabral, 91% das empresas no Brasil encontram dificuldade na contratação de mão de obra especializada. Entretanto, no caso dos profissionais com qualificação técnica, a empregabilidade é expressiva. Em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi apurado que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego, a partir do primeiro ano da conclusão do curso.