USO CONSCIENTE DA INTERNET

Publicado em: 24 de agosto de 2019

Hoje em dia, a internet é parte integrante da vida dos jovens. Nesse sentido o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Pirapora realizou uma roda de conversa com os assistidos pelo programa, seguindo a proposta de articulação da rede do Selo UNICEF para o diálogo e defesa dos direitos com os adolescentes no mundo virtual.

“A internet faz parte da vida dos adolescentes. Por isso, nosso desafio é promover o uso adequado dessas ferramentas por esses jovens. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Pirapora, por meio do nosso Núcleo, promoveu uma atividade abordando maneiras conscientes de acessar a internet”, explicou a coordenadora do NUCA, Ana Paula Ribeiro.

A campanha “#internet sem vacilo” é direcionada aos jovens participantes do Núcleo, cuja iniciativa é parte integrante das ações do Selo UNICEF, diante do compromisso da gestão com o projeto prefeita amiga da criança.

A atividade contou com a participação do técnico Wanderson Ramos, responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Pirapora. O servidor orientou os jovens sobre os cuidados necessários para utilizar as redes sociais: “É importante ressaltar as leis que regulam e amparam o comportamento dos usuários de internet. Além disso, vale dizer que a internet atualmente não é mais uma ‘terra sem lei’ e os jovens precisam aprender a navegar com segurança e responsabilidade”.

Os adolescentes receberam dicas de como se comportar na rede e também as formas de denunciar conteúdo inapropriado na internet. Após os vídeos orientadores e a roda de conversa, os adolescentes produziram em conjunto cartazes de divulgação da campanha de segurança na web.

O secretário municipal de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio, parabenizou a equipe do NUCA: “A prefeita Marcella tem um compromisso de levar as políticas públicas aos cidadãos de todas as idades. É muito importante que a juventude participe desse projeto, pois assim podem propagar ao nosso povo o acesso aos seus direitos”.

“Essa campanha é uma importante estratégia para despertar nos jovens a reflexão sobre o comportamento deles online, além de fazer esse debate alcançar a população. Fico feliz de ver como as ações do NUCA têm ganhado uma proporção cada vez mais ampla e qualificada. Ações assim geram resultado social imenso e tornam o compromisso com o Selo Prefeita Amiga da Criança muito mais gratificante”, ressaltou a prefeita Marcella Fonseca.

SERVIÇO:

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) funciona de 12h00min as 18h00min horas, no endereço: Avenida Comandante Santiago Dantas, 123, Centro, Pirapora/MG.