Carreta da Saúde supera expectativas

Publicado em: 26 de julho de 2019
Publicado por: Migração do Site

Dezenas de pessoas foram atendidas durante esta quinta-feira (25) em Pirapora, no projeto Roda Hans – Carreta da Saúde, que visa conscientizar a população sobre a Hanseníase. “É preciso que as pessoas saibam que essa doença tem cura. Estamos aqui pra isso: identificar os casos, diagnosticar e tratar”, garantiu Sabrina Leite Gitirana, responsável pelo Setor Vigilância em Saúde.

A Carreta ficou em Pirapora durante os dias 24 e 25 de julho e cumpriu papel fundamental na promoção à saúde. O projeto, em parceria com os Governos Federal e Estadual, será expandido para outras áreas. “Queremos e precisamos ajudar as pessoas não somente acerca da Hanseníase. Mas também em outras patologias. O Julho Amarelo, por exemplo, trabalhou bem a questão das hepatites virais. Em breve, novos projetos serão colocados em prática”, confirmou a secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza Costa.

No total, 59 usuários receberam atendimento. Sendo 5 casos diagnosticados e 1 reingresso, ou seja, este terá que se tratar novamente.

Com o objetivo de dar maior organização no fluxo de atendimento, as agentes comunitárias de saúde e toda equipe fizeram busca ativa de casos suspeitos e agendamento de horários com intuito de otimizar o atendimento e evitar grande tempo de espera para as pessoas.

“Esse número de diagnósticos (5 casos em um dia) nos mostra que a hanseníase ainda é um grande problema de saúde pública em Pirapora, sendo assim a população deve ficar atenta e procurar a Unidade de Saúde do seu bairro caso apresente manchas com perda de sensibilidade, dormência e perda de força em membros”, alertou Leite.